O Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), oferece 30 vagas anuais para o Curso de Graduação em Música, período integral, nas modalidades de Licenciatura, Bacharelado em Instrumentos com habilitação em piano, violão, viola caipira, percussão, flauta ou violoncelo e Bacharelado em Canto e Arte Lírica, todos com duração de quatro anos.
A filosofia de trabalho do Departamento de Música da FFCLRP-USP promove uma integração das três grandes áreas de atuação profissional em música: a composição, a interpretação/performance e a musicologia, bem como uma fusão de horizontes destas três grandes áreas com atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Os ensembles do Departamento de Música da FFCLRP-USP são integrados às atividades de ensino, pesquisa e extensão: Ensemble Mentemanuque (formado por professores, alunos e convidados do Departamento de Música), Grupo de Percussão de Ribeirão Preto - GRUPURI (Grupo de alunos voltado para a performance de percussão), Oficina Experimental (constituído por um grupo vocal e um grupo instrumental), Grupo de Violoncelos (formado pelos alunos da classe de violoncelo), USP-Filarmônica (Orquestra de alunos bolsistas do Departamento de Música da FFCLRP-USP) e o Coral da Filô (comunitário).
O Departamento de Música da FFCLRP-USP promove ainda Encontros e Colóquios de Musicologia e de Educação, Festivais de Música e séries de concertos mensais com a USP-Filarmônica, Ensembles do Departamento e seus docentes (em parceria com USP e suas Pró-Reitorias, a Fundação D. Pedro II, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Prefeitura Municipal de São Carlos).
Para o seu bom funcionamento nas áreas de pesquisa e produção artística, o Departamento de Música conta com os seguintes laboratórios: Laboratório de Teoria e Análise Musical (LATEAM); Laboratório de Acústica e Tecnologia Musical (LATM); Laboratório de Piano em Grupo (LabPG); Laboratório de Piano e Pedagogia do Piano (PianoLab); Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Música, Sociedade, Educação (EsTraMuSE); Laboratório de Cordas Dedilhadas (LaCorDe); Laboratório de Pesquisa em Composição, Interpretação, Performance e Educação Musical (LAPECIPEM); Laboratório de Performance e Ciências do Canto (LAPECC); Laboratório de Violoncelo Frônese (CelloLab), Laboratório de Percussão e Rítmica (LAPER) e Laboratório da Ciências da Performance (LCP) que deu origem ao Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM).
Com a missão divulgar trabalhos acadêmicos (artigos, ensaios, entrevistas, resenhas, partituras) sobre poética musical (composição e performance), práxis musical (educação e extensão universitária), e teoria musical (estudos musicais, musicologia, etnomusicologia), numa abordagem transdisciplinar, o Departamento de Música publica a "Revista da Tulha". Seu público-alvo são pesquisadores, músicos profissionais, estudantes e amadores.
ESCLARECIMENTO
Na prova de habilidades específicas todos os instrumentos serão aceitos, cabendo ao candidato escolher o seu. Esteja o aluno matriculado no Bacharelado em Música (em vigência a partir de 2019, de caráter geral e sem habilitação específica em um instrumento) ou na Licenciatura, serão oferecidas diversas oportunidades de prática de música de câmara. No exame de aptidão, os candidatos serão avaliados pelo desempenho em seu instrumento, além de sua leitura musical.