Caro visitante,

O Departamento de Química dedica-se à formação de profissionais que atuem no ensino, nos processos industriais e/ou nas atividades de pesquisa tecnológica ou acadêmica. Para tanto, mantem cursos de graduação (Licenciatura em Química, Bacharelado em Química com as Habilitações em Química Forense e Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria) e pós-graduação. Existem mais de 400 alunos de Graduação em Química, matriculados nas diferentes modalidades.
O Programa de Pós-Graduação em Química conta com 67 alunos de mestrado e 57 alunos de doutorado, tendo sido formados 328 Doutores e 497 Mestres. A formação de mestres e doutores se faz nas grandes áreas da química: química analítica, química inorgânica, química orgânica, físico-química, bioquímica, em linhas de pesquisa bem definidas. O Departamento conta também com vários estagiários em nível de pós-doutoramento. O Departamento possui 45 docentes com o título mínimo de Doutor, sendo que vários possuem, pelo menos, um pós-doutoramento no exterior ou no país. O Departamento presta serviços de assessoria técnico-científica e estabelece convênios com o setor industrial para desenvolvimento de projetos e realização de estágios pelos alunos de graduação. O Centro de Nanotecnologia Aplicada à Indústria é um dos meios para estabelecimento de parcerias com empresas. O Departamento de Química mantém uma forte interação com as escolas de ensino fundamental e médio da região de Ribeirão Preto, através do CEIQ (Centro de Ensino Integrado de Química). Este Centro coordena atividades de extensão ao ensino e pesquisa, na área de Educação em Química e ciências correlatas, tais como: Olimpíada Regional de Química, visitas às indústrias e aos laboratórios de pesquisa, cursos de capacitação profissional, orientação técnica e pedagógica, coordenação de projetos de feiras de ciências. O Departamento de Química possui o Programa de Educação Tutorial (PET) que é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formação em nível de graduação, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O Centro de Estudos de Química (CENEQUI), que congrega os alunos de graduação, promove cursos de extensão universitária e palestras para os alunos de graduação, para profissionais da área e para alunos e professores da rede pública e privada de ensino.

Seja Bem-Vindo!