Em 1974 quando da incorporação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo, foi criado o Departamento de Geologia, Mineralogia, Física e Matemática (DGMFM).
Esse departamento era o resultado da aglutinação de departamentos menores da antiga FFCLRP, que como não atendiam as exigências do estatuto da USP viram nessa nova organização uma forma de existência que espelhava as atividades Universitárias então desempenhadas.
Após 17 anos o DGMFM passou por transformações e teve o seu nome alterado para Departamento de Geologia, Física e Matemática (DGFM). Na década de 1990 o quadro pessoal do DGFM sofreu grande redução devido às aposentadorias e contenção orçamentária optou por uma solução ousada para o dilema de ter que ministrar cursos de alta especialização e ao mesmo tempo vivenciar um ambiente acadêmico estimulante. Esta saída consistiu na transferência dos docentes remanescentes dessa área para outros departamentos, que no atual quadro pudessem garantir a qualidade do ensino e pesquisa nessa área.
Por outro lado, as funções didáticas da área de Matemática cresceram com a criação da FEARP. A área de Física, além do ensino de graduação, é hoje responsável pelo único programa de Pós-Graduação, em nível de mestrado e doutorado no país, voltado para aplicações médicas e biológicas da física.
As atividades de Pós-Graduação desenvolvidas na área de Física Aplicada à Medicina e Biologia (FAMB) permitiram o delineamento de um horizonte de pesquisa bem definido e um desenvolvimento da infraestrutura nessa área. Além disso, a pesquisa e serviços de extensão realizados estão todos concentrados em torno das grandes áreas do saber de Física.
Em 1996 o departamento sofreu nova alteração, passando a ser denominado Departamento de Física e Matemática. O curso de Bacharelado em Física Médica iniciou suas atividades no ano 2000. Esse curso está sendo oferecido no período noturno, com duração de 5 (cinco) anos.
Aproveitando uma necessidade de reestruturação surgida no âmbito da própria unidade (FFCLRP), o Departamento de Física e Matemática elaborou suas propostas para criação do Departamento de Física (DF) e do Departamento de Computação e Matemática (DCM).Em 14/12/2010 o Conselho Universitário aprovou os projetos da FFCLRP, ficando então criado o Departamento de Física.