Código do Curso: 59071/4
Modalidade: Licenciatura e Bacharelado em Química
Reconhecimento:
Departamento: Química
Coordenador(a): Rogéria Rocha Gonçalves

Projeto Pedagógico

http://sistemas.ffclrp.usp.br/down.php?id=4249&d

Formação Básica

O curso de Licenciatura e Bacharelado em Química, no período noturno, com duração mínima de 5 anos, visa preparar profissionais capacitados a atuar nas atividades de docência, na disciplina de Química no Ensino Médio, de acordo com as novas orientações do Conselho Nacional de Educação que estabelece o desenvolvimento de atividades dos alunos em disciplinas pedagógicas durante todos os 5 anos de sua duração e também formar profissionais preparados e legalmente habilitados para atuação na área de análises químicas, na elaboração de pareceres e laudos técnicos e a realizar pesquisa visando o desenvolvimento de tecnologias para o setor produtivo, conforme as resoluções do Conselho Federal de Química, com atribuições de 1 a 7. Espera-se ao final do curso que o aluno adquira uma formação generalista e sólida em química, bem como humanística e pedagógica; saiba trabalhar em laboratório usando a experimentação em Química como recurso didático; tenha uma postura reflexiva com relação a sua prática docente; procure atualizar seus conhecimentos por meio de formação continuada e seja comprometido com a transformação da realidade das escolas. O Graduado poderá atuar como docente no Ensino Superior.

Perfil do Curso

Baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química, e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, a Comissão Coordenadora do Curso (CoC) estabeleceu os seguintes objetivos: Garantir uma formação geral ao licenciando e bacharel, aprofundada e abrangente em conteúdo dos diversos campos da Química e áreas afins, como instrumento de compreensão e utilização da Química; Proporcionar uma formação humanística e uma preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins para atuação do profissional como educador; Possibilitar ao licenciando e bacharel a compreensão do contexto da realidade social da escola brasileira; Proporcionar ao licenciando e bacharel o conhecimento e adequação de metodologias e materiais instrucionais de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo dos estudantes; Incentivar o licenciando e bacharel a se atualizar e aprofundar constantemente seus conhecimentos para poder acompanhar as rápidas mudanças da área em termos de tecnologia e do mundo globalizado; Estimular o licenciando e bacharel a criar, implementar, avaliar e aperfeiçoar projetos de ensino e de aprendizagem, articulando-os com outras áreas do conhecimento e estimulando ações coletivas na escola, de modo a caracterizar uma nova concepção de trabalho educacional; Contribuir para a melhoria do ensino nas escolas públicas.

Este curso destina-se à formação de Professores de Química para a Educação Básica (ensino médio), além também de formar profissional para atuar como Químico, com as atribuições do Bacharel em Química, conforme as resoluções do Conselho Federal de Química. Esse profissional ainda poderá ingressar em cursos de Pós-Graduação, lato e stricto sensu, desenvolvendo pesquisa na área de ensino de química ou pesquisa acadêmica em outras áreas específicas da Química.

No primeiro ano, o aluno inicia o desenvolvimento de atividades de caráter pedagógico com o objetivo de conhecer as características específicas da profissão docente, concomitante com as disciplinas básicas de Matemática, Física, Química Geral Teórica e Experimental. Várias disciplinas compõem o núcleo voltado à formação docente, todas estruturadas em tópicos relacionados com a pesquisa em ensino, a preparação de materiais e experimentos didáticos e a formação integral do profissional da educação em Química, dentro do Programa de Formação de Professores da USP. As disciplinas específicas, por sua vez, possuem conteúdos teóricos e práticos indispensáveis à formação de um Químico: Química Analítica, Química Inorgânica, Físico-Química, Química Orgânica e Bioquímica. O licenciado, assim como o bacharel, será um profissional com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, apto a lecionar e atuar no mercado de trabalho como químico.

A formação de Bacharel em Química tem por objetivo preparar o profissional para um campo mais específico de atuação na área de Pesquisa e Desenvolvimento em qualquer segmento industrial e atividade acadêmica em nível superior. Os contatos com os laboratórios de Pesquisa serão implementados a partir do terceiro semestre do curso na forma de Estágios Específicos nas áreas da Química, com duração de oito horas semanais (período de 8 horas nos 3o e 4o semestres e de 16 horas nos 5o e 6o semestres). Alternativamente, este estágio poderá ser realizado fora do DQ/FFCLRP, com a supervisão de um Docente deste Departamento.