Código do Curso: 59023
Modalidade: Bacharelado em Química
Reconhecimento: Renovação do Reconhecimento Portaria CEE/GP nº 295, de 08/08/2014
Departamento: Química
Coordenador(a): Maria Eugênia Queiroz Nassur

Projeto Pedagógico

http://sistemas.ffclrp.usp.br/down.php?id=815&d

Formação Básica

O curso de Bacharelado em Química é em período integral e tem duração de 4 anos. Os ingressantes podem se formar nas modalidades Bacharel em Química, Bacharel em Química Forense e Bacharel com Habilitação em Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria. As três modalidades apresentam um núcleo mínimo de disciplinas que está subdividido em um núcleo básico e disciplinas complementares obrigatórias. Este mínimo abrange os conteúdos considerados imprescindíveis para a formação de um Químico, com disciplinas teóricas e experimentais de Química Geral, Química Analítica, Química Orgânica, Físico-Química, Bioquímica, Química Inorgânica, Física e Matemática. A diferenciação entre as três modalidades será feita ao final do 1º ano tendo um núcleo específico, dividido ao longo dos três anos posteriores do Curso, contendo um elenco de disciplinas específicas e optativas para as modalidades.
O Bacharelando em Química Forense deverá realizar estágio em Laboratórios de Pesquisa ou nos setores de investigação de órgãos governamentais ou particulares. É também prevista uma disciplina que aborda a elaboração de laudos e relatórios, pois é praticamente inútil dominar técnicas de ponta para análises específicas se não se tem o conhecimento suficiente para documentar os resultados na forma técnica exigida pela Lei. Portanto, além deste novo profissional em Química sair da Universidade com boa experiência para o mercado de trabalho, também terá os requisitos necessários para seguir a carreira de pesquisador.

Perfil do Curso

O objetivo do curso de Química Forense é formar um profissional em Química que terá a capacidade de interagir com outros profissionais nas áreas de medicina forense e jurídica, reduzindo o tempo na investigação e na solução de processos.
O profissional em Química Forense deve ser capaz de solucionar as dúvidas de um crime ou de um acidente, por meio da Química utilizando métodos analíticos/instrumentais apropriados.
Além das habilitações pertinentes ao Bacharel em Química, o químico forense aplicará métodos rigorosamente científicos e aprenderá a justificar e defender conclusões bem fundamentadas. Na área forense, cada problema científico tem um interesse humano, mas o cientista forense deve ser capaz de investigar e analisar a situação imparcialmente e objetivamente através de medidas científicas cuidadosas e precisas. Este curso é inédito no país e o profissional formado em Química Forense deve ter como mercado de trabalho, laboratórios de investigação privados e do estado (polícia/ justiça), e atuação junto às Universidades no desenvolvimento de metodologias científicas e novas técnicas analíticas.
O graduando em Química Forense deverá ter primeiramente um sólido conhecimento da Química Básica, pois a este serão atribuídas as competências de um Bacharel em Química. A formação técnica especializada, ainda dentro do curso Universitário, irá possibilitar que este profissional seja altamente competente e competitivo no mercado de trabalho.
Este graduando terá uma formação multi e interdisciplinar para compreender e atuar sobre um problema químico inserido no âmbito da área jurídica e investigação forense. Portanto este curso, além do núcleo de química, contempla disciplinas básicas nas áreas de biologia, biologia molecular, microbiologia, toxicologia, ciências sociais, fundamentos de direito, criminalística, analise de cena de crime, elaboração de relatórios e laudos, bem como um forte treinamento em técnicas analíticas empregando-se diversas técnicas instrumentais específicas da área forense.
O curso de Química Forense é inédito no país, somente existem cursos de especialização ou dentro de academias de polícia, portanto as oportunidades de empregos na área de Química Forense no Brasil são crescentes, e esta tendência deverá ser mantida, devido principalmente a necessidade de técnicas cada vez mais específicas e sofisticadas que requerem a formação de um profissional da área de Química.

Maiores informações: http://portal.ffclrp.usp.br

Grade Curricular

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=59&codcur=59023&codhab=400&tipo=N