Código do Curso: 59023
Modalidade: Bacharelado em Química
Reconhecimento: Renovação do Reconhecimento Portaria CEE/GP nº 295, de 08/08/2014
Departamento: Química
Coordenador(a): Maria Eugênia Queiroz Nassur

Projeto Pedagógico

http://sistemas.ffclrp.usp.br/down.php?id=815&d

Formação Básica

O curso de Bacharelado em Química é em período integral e tem duração de 4 anos. Os ingressantes podem se formar nas modalidades Bacharel em Química, Bacharel em Química Forense, Bacharel em Química Ambiental e Bacharel com Habilitação em Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria. As quatro modalidades apresentam um núcleo mínimo de disciplinas que está subdividido em um núcleo básico e disciplinas complementares obrigatórias. Este mínimo abrange os conteúdos considerados imprescindíveis para a formação de um Químico, com disciplinas teóricas e experimentais de Química Geral, Química Analítica, Química Orgânica, Físico-Química, Bioquímica, Química Inorgânica, Física e Matemática. A diferenciação entre as três modalidades será feita ao final do 1º ano tendo um núcleo específico, dividido ao longo dos três anos posteriores do Curso, contendo um elenco de disciplinas específicas e optativas para as modalidades.
O bacharelando deverá ainda realizar um estágio de 240 horas em laboratório de pesquisa dentro ou fora do Departamento de Química.

Perfil do Curso

O Departamento de Química possui competência para oferecer uma formação geral ao estudante de Bacharelado em Química, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria; direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.
O Departamento de Química possibilita ao profissional da área de Química:
1. Adquirir uma formação ampla e multidisciplinar fundamentada em sólidos conhecimentos de Química, que lhe possibilite atuar em vários setores;
2. Desenvolver o seu senso de responsabilidade que lhe permita uma atuação consciente;
3. Exercitar sua criatividade na resolução de problemas;
4. Trabalhar com independência;
5. Desenvolver iniciativas e agilidade no aprofundamento constante de seus conhecimentos científicos para que possa acompanhar as rápidas mudanças da área em termos de tecnologia e mercado globalizado e, ainda,
6. Aprender a tomar decisões, levando em conta os possíveis impactos ambientais ou de saúde pública, quando atuar na implantação de novos processos industriais para a produção de substâncias de uso em larga escala.
Além disso, são enfatizadas questões como: globalização, ética, flexibilidade intelectual, treinamento para o trabalho em equipe interdisciplinar, necessidade de atualização e ampliação constante dos conhecimentos para este profissional. Estas questões não são abordadas em disciplinas específicas, mas são constantemente reavivadas nas diversas disciplinas que compõem as estruturas curriculares do Curso de Química.
A modalidade de Bacharelado em Química tem por objetivo preparar o profissional para um campo mais específico de atuação na área de Pesquisa e Desenvolvimento em qualquer segmento industrial e atividade acadêmica em nível superior. Assim, o núcleo básico de disciplinas foi condensado para três anos, sem perder a qualidade para formar Bacharéis em Química com domínio das técnicas básicas, fundamentos teóricos de Química, Física e Matemática. Os contatos com os laboratórios de Pesquisa serão implementados a partir do quinto semestre do curso na forma de estágio, com duração de oito horas semanais (período de 8 horas nos 5o e 6 o semestres e de 16 horas nos 7 o e 8 o semestres). Alternativamente, o estágio poderá ser realizado fora do DQ/FFCLRP, com a supervisão de um Docente deste Departamento.
Como a principal ênfase é direcionar o aluno à pesquisa na vida acadêmica, o aluno poderá escolher do elenco de disciplinas optativas oferecidas pelo DQ/FFCLRP, aquelas que mais irão contribuir para formar a sua especialização na área de pesquisa escolhida. À partir do quinto semestre, o aluno deverá estender as atividades de estágio dentro do laboratório de pesquisa escolhido. Haverá a possibilidade do aluno ingressar em alguma área de pesquisa e alterar sua escolha nos semestres subseqüentes. Nesta situação, o aluno poderá ter uma formação multidisciplinar de linhas de pesquisa, incentivando a integração entre os vários docentes do Departamento de Química. No fim do curso será exigida a apresentação de uma monografia, permitindo que um aluno de graduação termine seu curso com habilidade suficiente para redigir seus próprios textos científicos. Estas mudanças permitirão uma melhor adequação às mudanças observadas na Pós-Graduação, onde atualmente observa-se uma tendência ao Doutorado Direto reduzindo significativamente o tempo de formação do futuro pesquisador.
O Bacharel em Química formado neste curso também terá ampla capacidade para atuar em pesquisa na indústria, segundo as competências legais já descritas.

Maiores informações: http://portal.ffclrp.usp.br

Grade Curricular

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=59&codcur=59023&codhab=200&tipo=N