Código do Curso: 59070
Modalidade: Licenciatura em Química
Reconhecimento: Renovação do Reconhecimento Portaria CEE/GP 256, de 06/08/18, publicado no DO de 07/08/2018
Departamento: Química
Coordenador(a): Rogéria Rocha Gonçalves

Projeto Pedagógico

http://sistemas.ffclrp.usp.br/down.php?id=3218&d

Formação Básica

A Licenciatura em Química, no período noturno, forma Professores de Química. O curso é estruturado de acordo com as novas orientações do Conselho Nacional de Educação que estabelece o desenvolvimento de atividades dos alunos em disciplinas pedagógicas durante todos os 5 anos de sua duração. Tais atividades pretendem fornecer a instrumentação e metodologias didáticas necessárias a uma formação mais adequada do futuro profissional. As disciplinas que compõem o curso estão estruturadas em tópicos relacionados desde a pesquisa em ensino, preparação de material e experimentos didáticos de química até a utilização da história da Química para ilustrar a evolução dos conceitos da área, as metodologias utilizadas e suas implicações para o atual contexto científico. O núcleo pedagógico, propriamente dito, oferece ainda a possibilidade do estudante optar por atividades orientadas que vão desde a atuação junto a professores e estudantes do ensino médio, seja na regência de aulas, ou na forma de atividades de iniciação científica. Paralelamente a essa formação, segue a formação específica abrangente em todas as áreas básicas da Química, iniciando por Matemática e Física. A estruturação do curso de Licenciatura em Química no período noturno possibilita que mesmo os estudantes que trabalham durante o dia possam também ter acesso ao ensino superior.

Perfil do Curso

A Licenciatura em Química é cursada no período noturno, com duração mínima de 5 anos. Este curso destina-se à formação de Professores de Química para a Educação Básica (ensino médio), mas também habilita o profissional para atuar como Químico, uma vez que possui as mesmas atribuições do Bacharel em Química, conforme as resoluções do Conselho Federal de Química. Esse profissional ainda poderá ingressar em cursos de Pós-Graduação, lato e stricto sensu, desenvolvendo pesquisa na área de ensino de química ou pesquisa acadêmica em outras áreas específicas da Química.
No primeiro ano, o aluno inicia o desenvolvimento de atividades de caráter pedagógico com o objetivo de conhecer as características específicas da profissão docente, concomitante com as disciplinas básicas de Matemática, Física, Química Geral Teórica e Experimental. Várias disciplinas compõem o núcleo voltado à formação docente, todas estruturadas em tópicos relacionados com a pesquisa em ensino, a preparação de materiais e experimentos didáticos e a formação integral do profissional da educação em Química, dentro do Programa de Formação de Professores da USP. As disciplinas específicas, por sua vez, possuem conteúdos teóricos e práticos indispensáveis à formação de um Químico: Química Analítica, Química Inorgânica, Físico-Química, Química Orgânica e Bioquímica. O licenciado, assim como o bacharel, será um profissional com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, apto a lecionar e atuar no mercado de trabalho como químico.
Conforme preza a legislação da educação brasileira, existem atividades obrigatórias de Estágio Integrado de Ensino que possibilitam ao licenciando conviver e atuar no ambiente escolar (espaço de sua futura profissão) ao mesmo tempo em que se prepara, na Universidade, para o exercício da docência. Há ainda a possibilidade de o estudante optar por atividades orientadas que incluem a atuação junto a professores e estudantes do ensino médio, na regência de aulas, e/ou na forma de atividades de iniciação científica. Ou seja, a formação do professor de Química de ensino médio abrange amplo e profundo estudo da Educação Brasileira e da Ciência Química, pois, compreender o ensino de ciências como uma prática das ciências exatas tanto quanto das ciências sociais é fundamental para o entendimento da evolução dos conceitos da área e suas implicações no atual contexto científico e cultural.
O licenciado em Química é um profissional que tem formação generalista, sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, estando preparado para a aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins, na atuação profissional como educador no ensino médio.
Além disso, conforme as resoluções do Conselho Federal de Química, o curso de Licenciatura em Química, também habilita o profissional como Químico. Podendo atuar na área de análises químicas, na elaboração de pareceres e laudos técnicos, realização de pesquisa visando o desenvolvimento de tecnologias para o setor produtivo. De maneira similar ao Bacharel em Química, suas atribuições junto ao Conselho Regional de Química (CRQ) vão de 1 a 7.

Grade Curricular

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=59&codcur=59070&codhab=4&tipo=N