Código do Curso: 59030
Modalidade: Bacharelado em Psicologia
Reconhecimento: Portaria CEE/GP 087/16 de 30.03.2016, republicado no DOE de 07.05.2016
Departamento: Psicologia
Coordenador(a): Regina Helena Lima Caldana

Projeto Pedagógico

http://sistemas.ffclrp.usp.br/down.php?id=3564&d

Tabela de Equivalências

http://sistemas.ffclrp.usp.br/down.php?id=3567&d

Perfil do Curso

O curso de Psicologia da FFCLRP tem a proposta de formar psicólogos e psicólogas generalistas, com forte embasamento nas áreas básicas, aplicadas e em pesquisa, capazes de atuar em diferentes campos profissionais, de forma criativa e autônoma, com contribuições para o avanço do conhecimento e engajamento em práticas socialmente relevantes, comprometidas com a transformação social, de acordo com preceitos éticos, mantendo atitude reflexiva acerca dos conhecimentos e práticas produzidos pela Psicologia, bem como da realidade que o cerca.
Os diferentes Centros de Investigação, Laboratórios e/ou Grupos de Pesquisa do Departamento de Psicologia são responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisas associadamente ao ensino e às atividades de extensão universitária. Estes laboratórios contemplam uma grande diversidade de áreas da Psicologia e garantem o intercâmbio institucional com grupos de excelência de outras universidades e/ou centros de pesquisa no país e no exterior, o que tem contribuído significativamente com a formação dos alunos e alunas do curso, criando uma cultura de educação continuada e constante aprimoramento profissional.

O Curso: estrutura e organização curricular
O curso de Psicologia oferece 40 vagas em período integral e conta com duas habilitações: Psicólogo e Bacharelado em Psicologia. A carga horária mínima exigida para estas habilitações está distribuída: a) entre Núcleo Comum e Partes Diversificadas (Ênfases), b) entre disciplinas obrigatórias e optativas eletivas e c) entre Estágios Básicos e Estágios Específicos.
A modalidade Bacharelado prepara para a pesquisa e a pós-graduação. Prevê a realização de 4.050 horas em disciplinas distribuídas ao longo de, no mínimo, oito semestres do curso, além do cumprimento de 210 horas de estágio básico.
O Núcleo Comum, responsável por oferecer a formação básica em Psicologia, aglutina um conjunto de disciplinas com o objetivo de garantir o conhecimento de várias perspectivas teóricas e metodológicas no estudo dos fenômenos psicológicos e de suas múltiplas interfaces com as Ciências Sociais e Biológicas.
As Partes Diversificadas ou Ênfases viabilizam o aprofundamento teórico e prático em áreas específicas, mediante a organização de um conjunto de disciplinas e de estágios supervisionados específicos, distribuídos nas Ênfases Processos e Práticas Psicossociais, e Processos Clínicos e Atenção em Saúde.
A ênfase Processos e Práticas Psicossociais compõe-se de disciplinas que focalizam os conhecimentos teóricos, práticos e ético-políticos, da Psicologia e de áreas fronteiriças - necessários para a análise de processos e dinâmicas relacionais e institucionais, comunitárias e organizacionais - que se articulam na produção e constituição das subjetividades.
A ênfase Processos Clínicos e Atenção em Saúde compõe-se de disciplinas em que são desenvolvidos os conhecimentos teóricos, práticos e éticos necessários para atuação do psicólogo em processos diagnósticos, aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, com respeito à diversidade de enquadres teóricos, visando o atendimento de demandas de natureza psicológica apresentadas por indivíduos, famílias, grupos e instituições, em diferentes contextos.
Os Estágios Básicos (em Investigação Científica, Observação e Entrevista) são obrigatórios e visam trabalhar competências e habilidades fundamentais na formação do psicólogo / da psicóloga e estão alocados do 2º ao 4º semestre do curso.
O curso contempla ainda uma estrutura formalmente diferenciada voltada à formação em pesquisa - o programa de Formação Especial em Pesquisa, composto por cinco disciplinas relacionadas às etapas da realização de uma pesquisa científica, culminando com a defesa da Monografia de Conclusão de Curso. A maioria dos alunos e das alunas trabalha com bolsas de iniciação científica oferecida pelos órgãos de fomento a pesquisas (FAPESP, CNPq, PIBIc).
Um amplo leque de possibilidades de participação em atividades de formação extracurricular é garantido pelas entidades estudantis, entre as quais destacamos: a) O Centro Estudantil da Psicologia (CEP), entidade representativa dos alunos e das alunas do curso que, através de eventos como a Semana da Psicologia e minicursos, busca aproximação a temáticas e áreas da Psicologia que não são comumente abordadas na grade curricular; b) A Irhis - Consultoria Júnior em Psicologia, que pertence ao Movimento Empresa Júnior, cuja missão é formar líderes comprometidos e capazes de transformar as suas realidades; a Irhis busca criar oportunidades que aproximam do mercado de trabalho, como por exemplo a realização de projetos comerciais na área de gestão de pessoas para clientes; c) A Liga de Psicologia e Políticas Públicas (LIPPPS), associação estudantil da FFCLRP-USP, com sede na cidade de Ribeirão Preto e atuação em território nacional, que busca promover reflexão, problematização e aproximação teórica e prática entre a Psicologia e o campo das Políticas Públicas (PP); e d) O Jornal Nise da Silveira, um jornal comunitário e colaborativo, que busca a participação de toda a comunidade da USP-RP para a construção do conteúdo publicado, com o objetivo de transmissão de informações, expressão artística, incentivo à leitura, promoção de reflexões, troca de ideias e um olhar para questões humanas e contemporâneas.

Grade Curricular

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=59&codcur=59031&codhab=200&tipo=N

Grade Curricular Antiga

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=59&codcur=59030&codhab=100&tipo=V