Este guia objetiva informar aos alunos da graduação em Psicologia sobre o funcionamento do CPA, assim como fornecer algumas dicas úteis para o estagiário.

1) O que é o CPA?
O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) é um setor (órgão complementar) do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP destinado a servir como centro gerenciador dos estágios profissionalizantes e treinamento profissional aos alunos de graduação, aperfeiçoamento, especialização e Pós-graduação em Psicologia. Foi criado em 16/03/1971 e é regido por regulamentação aprovada na Congregação, por meio de um Conselho Diretor, com representantes dos supervisores de cada área, dos psicólogos e dos alunos do 4º e 5º anos. O Conselho Diretor do CPA conta com uma comissão assessora de Ética Profissional.
O CPA também é um órgão de prestação de serviços à comunidade, organizado em torno de serviços de psicologia aplicada nas áreas da saúde, da educação, do trabalho e social-comunitária. Estes atendimentos são realizados em sua grande maioria pelos estagiários de 4º e 5º ano de psicologia, sob supervisão de docentes ou psicólogos do DPE - FFCLRP (supervisores natos) e/ou de docentes e psicólogos de outros órgãos da USP (supervisores orgânicos).
Os estágios são oferecidos: (1) nas dependências da própria Faculdade: salas de atendimento no Bloco E, C e H; (2) na Clínica Psicológica do CPA – Rua Professor Pedreira de Freitas, Casa 7; (3) em outras unidades do Campus da USP; (4) em instituições e organizações da comunidade. A Clínica Psicológica está em vias de transferência para a Rua Clóvis Vieira, casa 34 (atrás do Bloco E), antiga reivindicação do Conselho Diretor do CPA.
A Secretaria do CPA funciona no Bloco E, e é responsável pelo controle dos estágios, pelos prontuários dos estagiários, agendamento de salas da ala de atendimento, o acervo utilizado nas disciplinas profissionalizantes, os relatórios de atividades e o funcionamento do CPA como um todo. A Secretaria da Clínica-Escola funciona no próprio local e é responsável pelo funcionamento da Clínica, pelo agendamento das salas, das entrevistas (quando for o caso) e pelas inscrições dos clientes.

2) A importância do estágio na formação profissional.
É obrigatório para a obtenção do grau de Psicólogo que o aluno de graduação em Psicologia cumpra no mínimo 500 horas de estágio, das quais 250 horas devem ser cumpridas obrigatoriamente no 5º ano. Os estágios devem ser em pelo menos duas áreas. O estágio consiste em uma oportunidade para o aluno colocar em prática seu conhecimento teórico e vivenciar a profissão.
O aluno deve observar que as horas de estágio realizadas nas disciplinas obrigatórias ou optativas da Licenciatura não contam nas 500 horas para Formação de Psicólogo.

3) Quais são os estágios oferecidos pelo CPA?
Os estágios oferecidos estão distribuídos em 4 áreas: Saúde, Educação, Trabalho e Social comunitário. A oferta de estágios por área é variável de ano para ano, pois surgem propostas novas através do CPA e outros são retirados. Em geral, a distribuição é a seguinte: quatro na área Social Comunitário, dois na área de Trabalho, seis na de Educação e 22 na área de Saúde.
Para conhecer melhor estes estágios, o referencial teórico metodológico, o número de vagas, quem é o supervisor, onde o estágio será realizado, qual população é atendida, a carga horária semanal, etc, o aluno deve dirigir-se ao bloco E (aquele acima da Cantina da Filô) e olhar o quadro onde estão afixados os Planos de todos os estágios (preparado pelo supervisor), ou consultar o site da FFCLRP. Lá ele encontrará informações que o possibilitarão escolher quais estágios deseja realizar.
Outra informação importante é que estes estágios podem ser de dois tipos: disciplinas-estágio (estão na grade curricular) ou estágios vinculados ao CPA. Nos dois casos o aluno inscreve-se na secretaria do CPA, no entanto, no caso das disciplinas-estágio, o aluno, depois de aprovado na seleção deve matricular-se na respectiva disciplina-estágio junto à Seção de Graduação. Desta forma, além das horas de estágio, o aluno terá créditos aulas em seu histórico escolar, conforme programa.
Caso o aluno realize um estágio pelo CPA, o Plano de estágio (específico para cada aluno e assinado por ele e o supervisor) deverá ser entregue um mês antes do início das atividades do estágio, assinado pelo aluno e supervisor, ficando com uma cópia para consulta quando for preparar o relatório. Apenas mediante a entrega e aprovação do Plano de Estágio do Aluno é que as horas das atividades de estágio poderão ser contadas. Caso ocorram modificações no estágio durante sua realização, deverão ser registradas no próprio plano entregue pelo aluno na secretaria, com a assinatura do supervisor e passarão a valer a partir da data mencionada. (Plano de Estágio).

4) Como e quando se inscrever para os estágios?
Para realizar os estágios o aluno deverá obrigatoriamente ter cursado Ética Profissional e duas das seguintes disciplinas: Técnicas de Entrevista, Metodologia Científica ou Técnicas de Exame Psicológico I. Com esses pré-requisitos o aluno inscreve-se no CPA . Ir pessoalmente fazer sua inscrição na Secretaria do CPA levando Documento de Identidade (RG) e uma foto ¾ recente, informando dados pessoais como endereço, telefones e e-mail.
O período de inscrição para os estágios ocorre por volta do fim de outubro, início de novembro. Portanto, os alunos do 6º e 8º semestre do curso devem ficar atentos nesse período. A maioria dos estágios tem uma seleção, que pode ser uma prova e/ou uma entrevista.

5) Como são as supervisões?
As supervisões são realizadas, em sua maioria, em grupo e semanalmente. Neste momento os estagiários compartilham com o(s) supervisor (es) suas experiências naquela semana, relatando suas atividades, suas dúvidas, dificuldades, temores e alegrias. É com base em uma relação de confiança que se dará o desenvolvimento de sua identidade profissional.
O supervisor tem como função orientar o aluno no desenvolvimento de suas competências e habilidades relativas à prática, a teoria e a ética necessárias para o exercício profissional como psicólogo.

6) Qual a população atendida?
Depende dos critérios de elegibilidade de cada instituição, programa ou serviço.

A Clínica Psicológica do Centro de Psicologia Aplicada é aberta ao público de maneira geral, proporcionando atendimento direto e gratuito à clientela, de ambos os sexos, de acordo com critérios de seleção apropriados ao ensino e à pesquisa, e dentro das possibilidades materiais e técnicas dos diversos serviços existentes. Desse modo, a população atendida na Clínica-Escola constitui-se de crianças, adolescentes e adultos que buscam assistência psicológica, de modo espontâneo ou mediante encaminhamento de outros profissionais e serviços de saúde e educacionais.

A população atendida nos Programas e Instituições da comunidade está explicitada nos planos de estágio elaborados pelos supervisores.

7) Relatório Final
Se o estágio é através do CPA, ao final do estágio o aluno deverá entregar um relatório sobre suas atividades, na secretaria do CPA. Entregar uma via para o supervisor, e guardar uma consigo (todas assinadas). Este relatório é padronizado e existe um modelo que deve ser seguido. Dentre outras informações, neste relatório deve constar uma introdução, os objetivos, a descrição das atividades realizadas e o número de horas realizadas no estágio. É com esse relatório que o aluno terá computado suas horas de estágio. (Normas para Elaboração de Relatórios).

8) Dicas

  • Para escolher um estágio converse com o supervisor e com ex-estagiários: é uma boa forma de verificar seu interesse pelo estágio.

  • Visite as instituições que oferecem os estágios buscando conhecer a população atendida, o ambiente e os profissionais.

  • Ao preencher o Plano de Estágio que deve ser entregue no CPA, recomenda-se guardar uma cópia. Este plano ajuda muito na hora de escrever o relatório final.

  • No decorrer do estágio, anote a atividade que realizou (supervisão, atendimentos, transcrições, leituras, etc), a data e o tempo gasto em cada atividade, pois ao final do estágio o aluno deve entregar um relatório discriminando mensalmente quais atividades desenvolveu e quanto tempo na realização das mesmas.

  • Durante os estágios realizados na Clínica-Escola, preencha a folha de evolução : é importante tanto para manter o prontuário do cliente atualizado, quanto para facilitar o trabalho dos responsáveis pelos registros institucionais sobre o atendimento e os encaminhamentos necessários. Os impressos são distribuídos pela Secretaria da Clínica-Escola.

  • O tempo de atendimento individual é de 50 minutos, por isso os alunos devem estar atentos ao relógio, pois um atraso pode atrapalhar o próximo atendimento.

  • Os materiais do CPA devem ser bem conservados. Quando emprestados, os alunos devem conferir as peças dos brinquedos, testes, etc, a fim de assegurar que o material está completo, pois, a falta de peças pode prejudicar o seu próprio trabalho ou o trabalho do próximo usuário. A perda de algum material é responsabilidade do estagiário, portanto, qualquer problema, como extravio ou danos aos materiais será de responsabilidade do aluno a reposição do mesmo.

  • É de responsabilidade do estagiário a atualização dos prontuários dos clientes, bem como seu fechamento. Isso é extremamente importante para a manutenção do bom atendimento oferecido pelo Serviço. Os prontuários (as pastas) nunca são retirados dos arquivos da Casa 7.

  • Cuidado com os registros dos atendimentos e com o armazenamento dos mesmos! Evite pastas transparentes, e principalmente esquecê-las na cantina ou nos sanitários. - Em Instituições e outros programas atue com responsabilidade e ética considerando o papel do psicólogo e demais membros de equipes interdisciplinares.


Sucessos em sua carreira!
Para nós você já é psicólogo (a)!

Profa Dra Lucy Leal Melo Silva
Presidente do Conselho do CPA, gestões: 2000-2002 e 2002-2004
Fabiana Gaviolli
(psicóloga - estagiária em 2002)
Laura Vilela e Souza
(psicóloga-estagiária, em 2003 e representante discente no CPA)



1-Folha de evolução é um impresso que deve conter, resumidamente, as principais atividades ou assuntos abordados pelo cliente em uma determinada data.

2-Prontuário é a "pasta" do cliente que normalmente contém a ficha de inscrição, os registros das sessões, folhas de evolução, enfim, todo o material relativo ao cliente. Os protocolos de avaliação (testes) são arquivados pelos docentes. Pois a responsabilidade técnica e ética é do docente ou técnico supervisor do Departamento de Psicologia e Educação.