Regina Helena Lima Caldana

Área de Pesquisa:

Linha 1: A criança e a família: ideário, práticas e valores ao longo do século XX: A atenção à infância e adolescência como etapas formativas é, no mundo atual, um fenômeno intenso, que inclui a preocupação com as práticas educativas e interpessoais envolvidas no contato entre adultos e crianças ou jovens; pode ser compreendido como fruto de um processo histórico que vem se dando através de sucessivas transformações e cujo estudo requer a recorrência a fontes diversas. Esta linha de pesquisa volta-se para a compreensão deste processo de transformações no contexto brasileiro, focalizando o período compreendido entre a passagem do século XIX ao XX, e o transcorrer do próprio século XX. Recorre a fontes diversas tais como jornais e revistas, entrevistas e processos judiciais, e tem como pano de fundo: a) a preocupação com a identificação de transformações e permanências na mentalidade em termos de concepções de infância e de modelos de contato entre pais e filhos; e b) a compreensão destas permanências e transformações em função do contexto sócio-histórico-cultural.

Linha 2: aspectos psicológicos e desordens temporomandibulares: As desordens temporomandibulares são quadros que compreendem um conjunto de sinais e sintomas de grande diversidade, com etiologia múltipla e complexa, em que a Psicologia assume papel significativo. As abordagens mais recentes em psicossomática, que partilham de uma concepção unitária em que mente e corpo são entendidos como dimensões indissociáveis, vão muito além de um raciocínio que opera em termos de relações de causa e efeito. Procuram enfatizar a necessidade de uma abordagem compreensiva que focalize a existência de qualquer processo de adoecimento, seja ele de que ordem for, dentro do percurso de vida particular da pessoa; buscam elementos que permitam compreender o processo de adoecimento como resultante de um contexto complexo, do qual fazem parte as condições orgânicas e emocionais da pessoa, entendidas como fruto de sua história e do contexto atual, nos quais as condições sócio culturais são um aspecto importante. Esta linha de pesquisa volta-se para a compreensão de como aspectos psicológicos estão envolvidos na etiologia, progressão e tratamento das desordens temporomandibulares, através do acompanhamento psicológico de pacientes atendidos pelo SODAT da FORP/USP.

Linha 3: Pacientes psiquiátricos e seu cuidado - concepções e vicissitudes atuais. esta linha de pesquisa, em estágio inicial, volta-se para o estudo das dificuldades e vivências das pessoas que convivem com pacientes psiquiátricos, tanto em seu contexto familiar quanto nos serviços em que recebe atendimento.