María Eugenia Guazzaroni

Área de Pesquisa:

A biotecnologia, desempenha um papel crucial no desenvolvimento de biocatalisadores para uso na indústria, agricultura, medicina e geração de energia. Atualmente existe uma crescente demanda de enzimas com melhor desempenho catalítico ou tolerância a parâmetros específicos de processos industriais.

A Metagenômica aproveita a riqueza da diversidade genética e bioquímica presente nos genomas dos microrganismos encontrados na natureza, e fornece um conjunto de novas tecnologias dirigidas à triagem de novas atividades catalíticas com potenciais aplicações biotecnológicas. No entanto, o nível tendencioso e baixo de expressão de proteínas heterólogas em Escherichia coli, juntamente com o uso de estratégias de triagem metagenômica não ideais, geralmente resulta em uma baixa taxa de sucesso na identificação de novas enzimas.

Neste sentido, nosso grupo de pesquisa tem como objetivo desenvolver novas ferramentas para melhorar a recuperação de genes de interesse. Fundamentalmente, realizamos prospecção de genes com potencial biotecnológico mediante triagem de bibliotecas metagenômicas usando abordagens de biologia sintética.