María Eugenia Guazzaroni

8675529
Professor Associado

Área de Pesquisa

A biotecnologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de biocatalisadores e genes utilizados nos setores industrial, agrícola, médico e energético. O aumento da demanda por enzimas e microrganismos com desempenho catalítico aprimorado ou maior tolerância a condições industriais destaca a necessidade de chassis microbianos mais eficientes e de uma ampla gama de partes biológicas para manipulação genética de hospedeiros não convencionais.
O MetaGenLab dedica-se à criação de ferramentas moleculares que visam ampliar a capacidade de recuperação e caracterização de partes biológicas, com o objetivo de gerar microrganismos otimizados para biotransformações de interesse biotecnológico. O grupo realiza a prospecção de novos chassis bacterianos a partir de fontes de carbono abundantes, seguida pelo sequenciamento e análise genômica. Simultaneamente, emprega mineração de biopartes em databases para realizar abordagens de biologia sintética em Pseudomonas putida e outros hospedeiros, visando desenvolver bactérias com maior resistência a condições extremas típicas de bioprocessos.

Objetivo geral: Desenvolver estratégias integradas para identificar enzimas, genes, elementos regulatórios e microrganismos com alto potencial biotecnológico, utilizando biologia sintética e diferentes abordagens de microbiologia de sistemas.

Principais produções

Bacterial sensor kinases: diversity in the recognition of environmental signals
Members of the IclR family of bacterial transcriptional regulators function as activators and/or repressors
Metagenomics approaches in systems microbiology