Oswaldo Baffa Filho

Área de Pesquisa:

Cardiomagnetismo: Estudos de campos magnéticos produzidos pelo coração (magnetocardiografia) com o objetivo de se obter novas informações e determinar situações onde essa nova modalidade de pesquisa possa ser vantajosa em relação à outras técnicas.

Instrumentação Biomagnética: Desenvolvimento de instrumentação específica para a medida de campos magnéticos de origem biológica, incluindo a aplicação de diversos tipos de sensores de campos magnéticos, blindagens magnéticas, aquisição, processamento e visualização de sinais.

Gastroenteromagnetismo: Estudar aspectos da motilidade gastrintestinal através de técnicas biomagnéticas, utilizando-se marcadores e traçadores magnéticos, e campos magnéticos produzidos por correntes elétricas intrínsecas.

Biosusceptometria: Detectar, localizar, medir e quantificar substâncias ferromagnéticas e paramagnéticas presentes nos órgãos ou ingeridas como marcadores magnéticos. Estudos estão sendo realizados tendo como alvo sistemas modelo e o fígado.

Estudos Básicos em Biomagnetismo: Detecção e estudo de campos magnéticos produzidos por diversos sistemas biológicos, tais como: órgão elétrico de peixes, potencial de ação em plantas e células. Determinação de fontes de campos magnéticos, problema inverso.