Daniel Junqueira Dorta

Área de Pesquisa:

TOXICOLOGIA-BIOQUÍMICA. Efeitos tóxicos de xenobióticos sobre a bioenergética e estado oxidativo mitocôndrial
A linha de pesquisa desenvolvida visa primeiramente estudar os mecanismos celulres e moleculares pelos quais as substâncias exógenas ao organismo, incluindo medicamentos, substâncias naturais e poluentes industriais e ambientais, interferem com o metabolismo mitocondrial e suas possíveis implicações em diversas patologias.
Nosso foco de interesse atual é o estudo de contaminantes ambientais emergentes, como os retardantes de chamas bromados, entre eles, principalmente os éteres de difenilas polibromadas (PBDEs).
Estes novos contaminantes devem ser estudados com cautela, pois além de englobarem uma infinidade de substâncias diferentes, são provenientes de fontes de emissão difusa. Além disso, artigos publicados recentemente mostram que os níveis dessas substâncias têm aumentado em diversos compartimentos ambientais, compondo, muitas vezes misturas muito complexas.
A carência de dados toxicológicos, principalmente relacionados aos efeitos danosos ao homem e aos biomarcadores de exposição, além do potencial dano ao meio ambiente também é uma preocupação relacionada a esses compostos.
Para estes estudos são utilizados diversos modelos "in vitro". As prinicpais técnicas utilizadas envolvem os estudos em mitocôndrias isoladas e em culturas de células humanas e animais.