Maria Yuka de Almeida Prado

Área de Pesquisa:

1)CANTO e QINGONG: Qigong é uma técnica milenar chinesa que trabalha essencialmente a respiração de forma sistematizada objetivando a saúde de quem o pratica. O canto, por sua vez, tem na respiração, seu aspecto essencial para a boa execução vocal. E o cantor, sendo um instrumento que depende da saúde impecável de seu corpo para realizar a sua arte, pode ter o qigong também como uma ferramenta primordial. Assim sendo, a proposta de aliar as duas áreas vem sendo estudada para investigarmos até que ponto o qigong pode auxiliar na excelência da performance vocal.
2)CANTO e FONOAUDIOLOGIA: A voz é um instrumento não palpável, não visível e, portanto, os estudos de fisiologia são fundamentais. Ademais, as terapias fonoaudiológicas não têm a natureza somente reparatória, mas preventiva, tendo em vista o uso prolongado do cantor profissional. Assim, a parceria com a fonoaudiologia se estabelece desde o início da criação do curso de canto em 2005.
3)CANÇÃO BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS: O projeto objetiva o estudo para viabilizar a execução da canção brasileira pelos estrangeiros. Para tanto, serão escolhidos canções de compositores de diferentes períodos e estilos composicionais abordando os aspectos essenciais para a interpretação. Serão elaboradas as traduções dessas obras assim como o IPA (International Phonetic Alphabet) de cada canção.