Luciano Bachmann

Sou graduado em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2000) e Doutor em Ciências Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2004). Tenho experiência científica na área de espectroscopia vibracional, fuorescência aplicada na caracterização de tecidos biológicos, e dosimetria de radiação ultravioleta. Sou professor de disciplinas do curso de Física Médica e oriento trabalhos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pos Graduação de Física Aplicada a Medicina e Biologia. Para colaboração o contato pode ser feito via email bachmann (arroba) ffclrp.usp.br

Área de Pesquisa:

A primeira linha de pesquisa que atuo se refere ao diagnóstico de alterações teciduais através de métodos ópticos; estas alterações são decorrentes da ação de agentes físicos, químicos ou biológicos. Os métodos empregados consistem de espectroscopias vibracionais (infravermelho e Raman) e espectroscopias eletrônicas (fluorescência estática, fluorescência resolvida no tempo e espectroscopias de absorção).
A segunda linha de pesquisa é a aplicação de radiação laser e fontes de radiação não-coerentes - tais como LEDs e lâmpadas de ultravioleta - em áreas da saúde. Nesta linha de pesquisa atuo: na caracterização de fontes de radiação (laser, LEDs, Lâmpadas), determinando seu espectro de emissão, divergência e qualidade do feixe, determinação da potência e energia, cálculo da irradiância (densidade de potência) e exposição radiante (dose ou densidade de energia); Interação desta radiação com os diversos tecidos biológicos (dente, pele e osso), descrevendo os mecanismos de interação luz-tecido particulares à cada comprimento de onda e exposição radiante, bem como na caracterização dos tecidos irradiados, analisando alterações moleculares, atômicas, cristalográficas, morfológicas, decorrentes desta irradiação. Para maiores detalhes dos projetos executados e em desenvolvimento consulte a página do grupo.