Dalton de Souza Amorim

Área de Pesquisa:

Realiza pesquisas sobre evolução, tanto na reconstrução da história evolutiva dos grupos, quanto no desenvolvimento de métodos que permitam recuperar a história evolutiva dos grupos com maior confiabilidade. Evolução, nesse contexto, corresponde à história das mudanças nas características dos organismos, à história das relações de parentesco entre espécies (filogenia) e à história da distribuição geográfica das espécies (biogeografia).

O grupo taxonômico em que o Prof. Amorim trabalha mais particularmente são os Diptera (moscas e mosquitos), dos quais ele tem trabalhos em sistemática das famílias Scatopsidae, Canthyloscelidae, Psychodidae, Anisopodidae, Bibionidae, Sciaridae, Mycetophilidae, Periscelididae, etc. Além disso, ele trabalha com problemas de reconstrução das relações de parentesco entre grandes grupos de animais, incluindo a origem de Arthropoda e de Annelida.

O Prof. Amorim dedica-se, ainda, à pesquisa sobre como estender para o Ensino Fundamental e Médio conceitos e informações que resultam da pesquisa com filogenia de grupos de animais. As abordagens didáticas propostas tem sido recebidas com entusiasmo, pois tornam o ensino de Zoologia e Botânica nesses níveis ágil e interessante para alunos e professores.