Docente Responsável: Elaine Sampaio Araújo
Departamento: Educação, Informação e Comunicação

Descrição

O CADEP é um grupo de Extensão que tem como objetivo: a) configurar-se como um espaço pedagógico de apoio aos professores em início de carreira egressos do curso de Pedagogia da FFCLRP, atendendo à demanda apresentada por eles nas diversas dimensões que configuram a prática pedagógica; b) constituir uma comunidade de aprendizagem docente, tendo como foco o desenvolvimento profissional do professor e a organização do ensino em sala de aula.
O projeto é composto por duas oficinas: Oficina Pedagógica de Língua Portuguesa (OPL) e Oficina Pedagógica de Matemática (OPM).
Participam das atividades do CADEP os seguintes profissionais: Professores que atuam: no Ensino Fundamental e Educação Infantil, egressos ou não do Curso de Pedagogia/FFCLRP.
O CADEP é coordenado pelas Docentes Elaine Sampaio Araújo e Soraya Romano Pacífico e pela Educadora Delma R. S. Bezerra.
Atividades do CADEP: compartilhamento de experiências pedagógicas; produção e organização de material didático; estudos e discussões de referenciais teóricos; estudos e discussões de temas como: vínculos afetivos, sexualidade, organização do ensino, trabalho coletivo, áreas de conhecimento escolar, currículo, entre outros.
Dinâmica: os participantes podem escolher se querem participar da OPM e/ou da OPL. Os encontros das Oficinas ocorrem em semanas alternadas.
Encontros: quinzenais, com duração de três horas (das 19h30min às 22h30min/combinar)
Local: Laboratório Paulo Freire I do Curso de Pedagogia localizado no Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP.

Equipe Docente