Docente Responsável: Cristina Cinto Araújo Pedroso
Departamento: Educação, Informação e Comunicação

Descrição

O Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador (LAIFE) é um espaço que integra iniciativas de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de ensino de Ciências, de História e de Geografia; Educação Ambiental; Alfabetização e Letramento; Didática; Pedagogia Universitária; Educação Especial e Formação inicial e continuada de professores.

A equipe do LAIFE é constituída por sete docentes/pesquisadores responsáveis (Dra. Andrea Coelho Lastória, Dra. Clarice Sumi Kawasaki, Dra. Cristina Cinto Araújo Pedroso, Dra. Filomena Elaine Paiva Assoline, Dra. Maria Elena Infante-Malachias, Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas), um educador ambiental (Dr. Antonio Vitor Rosa) e uma técnica de laboratório (Idalina N. Ambrósio). Além disso conta com a colaboração de, em média, 10 estudantes na condição de bolsistas ou voluntários.

Os projetos de Ensino do LAIFE relacionam-se à formação inicial de professores da escola de Educação Básica, envolvendo licenciandos dos cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Biologia e Química da FFCLRP em suas atividades de "Estágio Supervisionado", tais como: a) aulas teórico-práticas das disciplinas que contemplam estágio nos cursos mencionados; b) supervisões de estágio; e c) preparação e produção de materiais de ensino e de atividades pedagógicas para o desenvolvimento dos estágios nas escolas-campo. Oferece, ainda, atividades formativas para professores e alunos das escolas de Educação Básica de Ribeirão Preto e região, por meio de orientações técnicas, cursos, palestras, exposições pedagógicas e projetos de iniciação à docência, dentre outras. Eventualmente, o LAIFE abrigou a coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia sediando reuniões de estudo, supervisão de estágio, planejamento e produção de materiais didáticos.

As iniciativas de Extensão envolvem: a) projetos temáticos (por exemplo de Educação Ambiental, Astronomia e Produção de material didático, dentre outros); b) oficina de ensino para professores da Educação Básica; c) formação inicial e continuada por meio dos grupos de estudo e pesquisa; d) visitas monitoradas no LAIFE; e) empréstimo de materiais de ensino e disponibilização do acervo de livros didáticos e de literatura específica na área de ensino e de formação de professores. Além disso, o Laboratório abriga parte da secretaria da revista Pesquisa em Educação Ambiental (REVIPEA).

Os projetos de Pesquisa relacionam-se às atividades dos Grupos de Pesquisa e dos projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado vinculados ao LAIFE. Atualmente o Laboratório abriga cinco grupos de pesquisas cadastrados junto ao CNPq: Grupo de Estudos da Localidade (ELO); Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Letramento (GEPALLE); Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores (GEPEFORP); Grupo de Pesquisa em Didática das Ciências e da Geografia (DICIGEO) e Formação de Professores, Didática e Educação Inclusiva.
Em relação à produção do conhecimento, os pesquisadores e grupos de pesquisa vinculados ao LAIFE atuam principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Educação Ambiental; Didática; Didática de Geografia; Didática da História; Didática das Ciências Naturais; Pedagogia Universitária; Alfabetização, Leitura e Letramento; Biologia; Geografia; Cartografia Escolar; Análise de materiais e documentos pedagógicos para o Ensino de Geografia e de Ciências da Natureza; Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva, dentre outras.

O LAIFE também oferece diversos serviços tecnológicos sociais e educacionais para a comunidade interna e externa da universidade, tais como:
- Planejamento, produção, promoção, acompanhamento e/ou avaliação de políticas, planos, programas, projetos e iniciativas nos campos de atuação da Equipe Laife;
- Planejamento, produção e promoção de atividades educativas, sequências didáticas, materiais didáticos, atividades de campo, publicações, etc. nos campos de atuação da Equipe Laife;
- Organização e manutenção de sites, blogs, fanpages, grupos e outros recursos de Tecnologia da Informação enfocando os campos de atuação da Equipe Laife;
- Organização e realização de eventos acadêmicos (Conferências, seminários, palestras, encontros, oficinas e outros).

Neste contexto, o LAIFE promove anualmente projetos que abarcam centenas de graduandos dos cursos de Licenciatura da FFCLRP-USP e outras centenas de participantes, internos e externos da universidade, que integram os grupos de pesquisa. Além disso, desde o início de suas atividades em 2001, o LAIFE já atendeu mais de 300 diferentes Instituições de ensino envolvendo milhares de pessoas em suas atividades, dentre alunos, professores e educadores das escolas de Educação Básica e docentes de instituições de ensino superior, de Ribeirão Preto e região.

Quanto à infraestrutura, o LAIFE possui dois espaços físicos e funcionais distintos, a saber:
a) Um espaço de aproximadamente 100 m2 que é constituído por uma sala grande dedicada a aulas teórico-práticas com bancadas, cadeiras altas, computadores, multimídia, lousa digital interativa e armários com livros e materiais didáticos. Completando este espaço há uma pequena copa (com geladeira e forno de micro-ondas), um almoxarifado e uma sala de apoio técnico.
b) Um espaço constituído por uma sala com 48m2 é destinado a reuniões e atividades de pesquisa, de extensão e supervisão de estágio, possui: microcomputadores, impressoras incluindo uma com qualidade fotográfica para formatos médio (até 33cm X 111 cm), scanner/copiadora, equipamentos audiovisuais e multimídia, mesas funcionais para reuniões, redes a cabo e sem fio para acesso à internet e materiais para confecção de recursos didáticos.
O LAIFE também possui disponíveis para uso dos docentes, técnicos e discentes os seguintes equipamentos/recursos: lousa digital interativa, filmadoras digitais, GPS, máquina fotográfica profissional, projetos, programa de computador para edição profissional de imagens (Adobe) e tabletes.

Equipe Docente