Coordenador: Kátia de Souza Amorim
Departamento: Educação, Informação e Comunicação

Descrição

O CINDEDI é um centro de pesquisa que foi instalado no Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP sob a coordenação da Profa. Emérita Maria Clotilde Rossetti-Ferreira e a participação das Profas. Dras. Zilma M.R. de Oliveira, Mara Ignez Campos-de-Carvalho e Marcia Regina B. Rubiano. O Centro foi estruturado informalmente, em 1979; e, oficialmente, em 1990, contando com praticamente 40 anos de existência. Está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq; e, é reconhecido pela UNESCO (1996), no Directorio de organizaciones de atención e educación para la primera infancia en América Latina y Caribe.
O CINDEDI consolidou-se nacional e internacionalmente através de suas pesquisas sobre interação de crianças pequenas, adaptação à creche e papel do arranjo espacial em creche e pré-escola. Pela sua atuação, acabou por se constituir como referência nacional nas áreas de desenvolvimento humano e educação infantil. O objetivo do Centro é, através das pesquisas/extensão, atuar particularmente na formação de profissionais (da Psicologia e da Educação), em especial de docentes/gestores para atuarem nas redes básicas de educação, como também no ensino superior; ainda, profissionais de organizações não-governamentais e órgãos públicos, dentre outros.
Em função da qualidade dos trabalhos e do reconhecimento da contribuição dos mesmos, os projetos do grupo sempre foram amplamente financiados por agências de fomento à pesquisa - FAPESP, CAPES, CNPq e USP - tanto através de bolsas individuais, como de auxílios regulares, projetos integrados ou temáticos, além de bolsas de produtividade e sênior.
O grupo é formado por docentes, alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutores, além de contar com a participação de pesquisadores colaboradores tanto locais como nacionais e internacionais. Concebido numa perspectiva interdisciplinar, os alunos/pesquisadores têm sido oriundos de diferentes áreas do conhecimento, como Psicologia, Educação, Medicina, Biomedicina, Filosofia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, dentre outros. Pautado ainda por proposta de articulação entre teoria e prática, o CINDEDI também conta com uma articulação com técnicos e professores da Creche Carochinha/COSEAS-USP.
Os docentes do CINDEDI são responsáveis por disciplinas de graduação e pós-graduação em Psicologia e Pedagogia, propiciando aos estudantes uma formação instrumentalizada para atuar com diferentes aspectos do desenvolvimento humano e para atuar em Instituições de Educação Infantil.
Pelo seu compromisso com a promoção da qualidade da Educação Infantil, o grupo apoia Instituições de Educação Infantil e movimentos sociais tanto locais, como nacionais. Já participou junto ao MEC, à Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e ao Ministério do Desenvolvimento Social. Várias dessas atividades acabaram por fortalecer os vínculos do grupo com as Secretarias Municipais de Educação da região, e, consequentemente, com as instituições públicas, principal campo de pesquisa. Com isso, promove-se a inserção social da universidade junto à comunidade, favorecendo e ampliando o diálogo em que tanto se fomenta práticas inovadoras, como se as aprende com a própria comunidade.
O grupo tem ainda importante envolvimento na internacionalização da ciência. Por um lado, seus docentes realizaram pós-doutorado em instituições de destaque do exterior. Seus alunos de pós-graduação também têm realizado estágios, visitas técnicas e doutorado sandwich no exterior, em que tanto docentes como pós-graduandos contam com apoio de agências financiadoras de pesquisa. Por outro lado, recebe-se docentes (Profs. Jaan Valsiner, Robert Cairns e Ely Singer) como pesquisadores estrangeiros para realização de doutorado sandwich (da Finlândia) e mestrado (de Moçambique).
Desde 1996, o grupo passou a realizar Encontros Científicos anuais quando, ao longo de toda uma semana, o grupo se reúne para discutir eixos temáticos, aspectos teóricos, trabalhos empíricos, questões metodológicas, éticas, dentre outros. Na organização dessas reuniões, organização esta que conta com a participação de alunos e docentes, promove-se a vinda tanto de professores brasileiros como estrangeiros, além de promover o diálogo com profissionais e gestores ligados à Educação Infantil local e nacional (MEC, MIEIB).
De modo a divulgar o resultado dos trabalhos realizados, sempre é amplamente promovida a participação de docentes e alunos em eventos científicos nacionais e internacionais, além da publicação de capítulos e artigos, e de produção de material didático e audiovisual. As publicações e produções tanto se inserem em revistas científicas de destaque nacionais e internacionais, como se dirigiam à comunidade em geral. O intuito é colaborar com a formação de alunos, técnicos e profissionais ligados ao campo do desenvolvimento, da educação infantil, da educação especial, da adoção/ abrigamento /acolhimento de crianças e jovens em situação de risco.
Nesse sentido, uma prática histórica do grupo tem sido a produção de videogravações, desdobrando-se dos projetos conduzidos. Em relação à temática da criança pequena e de práticas pedagógicas ligadas à sua frequência na creche, com o objetivo de formação de alunos de graduação e de professores que atuam com essa faixa etária em instituições de educação infantil. Uma outra linha de produções que se desenvolveu ao longo dos anos foi em relação à temática da adoção, acolhimento e abrigamento de crianças em situação de vulnerabilidade.
Atualmente, o grupo tem em suas temáticas os seguintes campos de pesquisa:
- Processos de transição envolvendo o bebê, sua família, professores e a própria instituição de educação infantil, quando o bebê passa a frequentar a creche
- Desenvolvimento da interação, comunicação e significação, nos dois primeiros anos de vida
- (Re)constituição de vínculos e relações afetivas de crianças pequenas e idosos
- Educação infantil
- Processos de acolhimento familiar, institucional e adoção
- Desenvolvimento de crianças com necessidades especiais e seus processos de inclusão/exclusão social e escolar

Contato

Avenida Bandeirantes 3900 - Bloco 3 - 14040-901
Ribeirão Preto - SP - Brasil
Telefone: (16) 3315-3850
E-Mail: katiamorim@ffclrp.usp.br

Mais Informações

http://www.cindedi.com.br