Homenagem ao Prof. Cláudio Gilberto Froehlich

Foto

Homenagem ao Prof. Dr. Cláudio Gilberto Froehlich, falecido em 27/11/2023, demonstrando todo sentimento de pesar, mas especialmente o carinho, respeito e admiração dos colegas do Departamento. 

 

Cláudio Gilberto Froehlich

Impecável. Este talvez seja o adjetivo que melhor descreva o Prof. Cláudio. Seu passo firme, sua postura elegante, sua fala serena e, claro, aquele toque de humor refinado; formam a imagem mais viva que temos dele, no auge dos seus alguns e tantos anos de experiência. Atemporal seria outro adjetivo adequado. Pessoas de qualidades são assim...

É difícil a tarefa de resumir em poucas linhas o seu legado para a Entomologia e para a Universidade de São Paulo, sobretudo para o Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Assim, pedimos desculpas pelos fatos que deixaremos escapar e pelos eventuais números imprecisos que citaremos.

Prof. Claudio foi um pioneiro na pesquisa da sistemática e ecologia de insetos aquáticos, tornando-se referência na área no Brasil. Ao longo de sua carreira científica, publicou 95 artigos científicos, 21 capítulos de livros e dois livros. Ele teve um papel crucial na formação de novos pesquisadores, orientando 27 dissertações de Mestrado, 25 teses de Doutorado e vários trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação; além de ter supervisionado seis projetos de pós- doutorado. Suas contribuições como cientista e como educador engrandeceram a ciência brasileira, em especial na pesquisa entomológica.

Sua habilidade em combinar pesquisa de alto nível com um compromisso profundo com a educação deixou uma marca inapagável no Departamento de Biologia e nos Programas de Pós- Graduação em Entomologia e Biologia Comparada da FFCLRP da USP, onde atuou como Professor Sênior no período de 1985 a 2014. Sua presença é até hoje frequente nas reuniões da CCP do PPG Entomologia, na forma de um “Como dizia o Prof. Cláudio...”.

A notícia de sua passagem em 27/11/2023O nos trouxe muita tristeza e muito pesar. Porém, os depoimentos que conseguimos juntar das pessoas que conviveram mais proximamente, nos mostram como o Prof. Cláudio foi um pesquisador excepcional, orientador inspirador, sábio e gentil, com um senso de humor admirável.

Adolfo R. Calor: O professor Cláudio sempre será um exemplo a ser seguido, o pesquisador de visão abrangente e concomitantemente profunda, o orientador sempre prestativo e solidário, o homem sábio, gentil, ético e com um humor admirável. Impossível pensar em alguém que reúna tantas características tão nobres. Que saudemos sempre a sua memória e tenhamos um pouco de sua sabedoria.

Adriano S. Melo: Orientador ensina pelo exemplo. Na primeira saída de campo, na Serra do Japi, em Jundiaí, encontramos um pequeno riacho atravessando a estrada. Desci do carro para tentar ajudar. Cláudio passou muito rápido e bateu o para-choque de sua camionete recém comprada. Fiquei apreensivo. Por um lado, eu não consegui ajudar. Por outro, achei que o evento estragaria o humor do resto do dia. Ele estacionou o carro, olhou o para-choque torto e pronunciou: como dizia Vicente Matheus, quem sai na chuva é para se queimar! Aprendi a ser mais calmo e tocar a vida com mais leveza.

Carlos A. Garófalo: Por mais difícil que fosse o problema, ele te ajudaria a resolvê-lo, não sem antes comentar um caso e mostrar o seu melhor humor.

Elenice M. Varanda: O Cláudio era um naturalista completo e por isso que me lembrava de meu primeiro orientador, Dr Karl Arens. Gostava muito quando nos visitava no laboratório improvisado nos Jardins da Botânica e reconhecia várias espécies vegetais pelo nome e sobrenome. Creio que era para iniciar um papo conosco que era sempre curto mas rico, profundo e que demonstrava toda a sua sensibilidade para com todos seres vivos independente de compartilharem ou não um ancestral comum.

Lionel S. Gonçalves: Manifesto meu pesar e profunda tristeza pelo falecimento do querido respeitado e competente Prof. Dr. Claudio Froehlich, sempre alegre, gentil, atencioso e solicito à todos . Meus sentimentos e sinceras condolências aos familiares.

Míriam C. Osório de Souza: Tive o privilégio de trabalhar com o Prof. Claudio Froehlich. Uma pessoa destacada por sua generosidade, educação, respeito e sabedoria ímpares.

Pitágoras Bispo: O Prof. Cláudio foi uma das pessoas mais generosas que já encontrei. Com essa generosidade e sempre recebendo a todos com um sorriso, ele ajudou a formar inúmeros pesquisadores, sendo seus alunos ou não. Todos que conviveram com o Professor Cláudio têm belas histórias para contar. Como ele sempre dizia, “é um privilégio me tornar amigo dos meus orientandos”. Hoje, todos os seus orientados estão mais tristes pela passagem de um grande amigo. Por outro lado, sempre estaremos felizes por ter tido um grande amigo que sempre será lembrado. Prof. Cláudio, você sempre estará em nossas melhores lembranças.

Renata A. A. Cavallari: Prof. Claudio era a pessoa mais educada e mais gentil que conheci. Um homem de extrema inteligência e educação. Realmente difícil de falar sobre ele a não ser agradecer por ter me dado a oportunidade de vários cafés e conversas durante as manhãs.

Vera L. Imperatriz Fonseca: Dr. Cláudio era um biólogo exemplar, e a cada ida ao campo era como se descobrisse um novo mundo. Tinha alegria em estar em contato com a natureza e também uma admiração profunda ao seu orientador, o Professor E. Marcus. Nos ensinava com critério e apoio de avaliações quantitativas. Convivemos muito no início da minha carreira, no departamento de Zoologia do IBUSP.

Era um contador de histórias. Divertia-se contando como lidava com as dificuldades do ensino e das novas teorias. Eu sempre guardei esse caso:

“Fui dar uma aula nova e os alunos não entenderam muito bem. Estudei mais, e no ano seguinte a aula foi melhor. No terceiro ano estudei mais ainda e eu entendi bem os mecanismos; desde então, tudo ficou mais fácil“.

Passamos por isso na nossa vida de docente. Mas o exemplo dele , competente, educado e com grande cultura zoológica fica, mas hoje já deixa saudades. Ele foi excepcional.

Zilá L. Paulino Simões: O Professor Cláudio desempenhou sua carreira de docente e pesquisador com excepcional competência, elegância e polidez. Seu legado representa uma base sólida para as gerações futuras, evidenciada pela sua profunda compreensão dos caminhos acadêmicos. Não é possível esquecer sua contribuição para a formação do nosso curso de Pós-Graduação em Entomologia. A sua decisão de se unir a nós após a aposentadoria é fonte de imensa gratidão de toda nossa comunidade acadêmica.

 

Em nome de todos os servidores docentes e não docentes, estudantes de graduação e de pós- graduação do Departamento de Biologia da FFCLRP-USP, expressamos nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à família do Prof. Cláudio Froehlich, desejando que encontrem conforto e paz neste momento difícil, e que as lembranças das suas valiosas contribuições e do seu caráter exemplar sirvam de inspiração e consolo nesta despedida.

 

Profa. Tiana Kohlsdorf Chefe do Departamento de Biologia

Prof. Rodrigo A. S. Pereira – Coordenador do PPG em Entomologia

 

Prof. Milton Groppo Coordenador do PPG em Biologia Comparada

 

 

Ribeirão Preto, 28/11/2023

 


Evento enviado por Miriam Cristina Osório de Souza