Divulgação Edital Pós-Doutorado Metagen-USP

O Laboratório de Metagenômica Funcional da Universidade de São Paulo (Metagen- USP), coordenado pela Dra. María Eugenia Guazzaroni, torna público a abertura de inscrições para candidatura a uma bolsa de pós-doutorado na área de Metagenômica e Biotecnologia.

A referida bolsa de pós-doutorado será vinculada a projeto temático 21/01748-5,       financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), intitulado “Descoberta e desenvolvimento de novos chassis bacterianos não-modelo para aplicações biotecnológicas”, com vigência de 01 de junho de 2022 á 31 de maio de 2027.

O candidato selecionado receberá bolsa no valor de R$ 9.047,40 (eventuais variações seguirão a tabela da fundação) com duração de 24 meses, com possibilidade de renovação por mais 12 meses, iniciando a partir da assinatura do termo de outorga da FAPESP.

Para preenchimento da referida vaga é necessário que o candidato tenha os seguintes requisitos:

1)      Possuir doutorado em: Ciências, Ciências Biológicas, Biotecnologia, Bioinformática ou áreas afins, com diploma obtido a menos de 7 (sete) anos no Brasil ou exterior;

2)      Estar em dia com os compromissos com a FAPESP (emissão de pareceres e devolução de processo, entrega de Relatório Científico e Prestação de Contas);

3)      Deter experiência em boas práticas de laboratório, técnicas microbiológicas, técnicas de biologia molecular e análise genómica;

4)      Apresentar perfil proativo e colaborativo para o desenvolvimento de pesquisas em equipe;

As atividades referentes a vaga de Pós-Doutorado no projeto: “Descoberta e desenvolvimento de novos chassis bacterianos não-modelo para aplicações biotecnológicas”, incluem:

·         Planejar, executar, avaliar os experimentos em laboratório e interpretar os dados de forma adequada e eficiente;

·         Auxilar na orientação de futuros alunos de mestrado e doutorado relacionados ao projeto;

·         Participar em eventos nacionais e/ou internacionais para divulgação dos resultados obtidos no projeto;

·         Publicar pelo menos dois artigos em periódicos em conjunto com a equipe do Metagen- USP;

·         Cumprir com todas as exigências legais do órgão de fomento (FAPESP) durante e após a vigência da bolsa.

As inscrições serão realizadas exclusivamente no período de 01/02/2024 a 01/03/2024 através do envio dos documentos listados a seguir, organizados em documento único (formato PDF), para o endereço eletrônico: nrossigalli@alumni.usp.br. O e-mail deverá conter obrigatoriamente como título do assunto: Seleção PosDoc  METAGEN + nome do candidato.

Os documentos necessários para inscrição são:

1)      Curriculum Lattes completo;

2)      Diploma de Doutor ou comprovante de defesa de doutorado ou carta de pretenção de defesa de doutorado, assinada pelo orientador e com data prevista para a defesa antes de 01/06/2024;

3)      Carta de apresentação e intenção evidenciando os pré-requisitos acima exigidos;

4)      Uma carta de referências ou recomendação;

Os candidatos pré-selecionados serão convidados para participar de uma entrevista, que ocorrerá de forma remota, a ser realizada pela Professora Dra. María Eugenia Guazzaroni, Coordenadora do MetaGenLab da Universidade de São Paulo