Comunicado Póstumo - Prof. Dr. Fábio de Melo Sene

Prof. Dr. Fábio de Melo Sene (07/07/1942 – 11/06/2023)

O Professor Fábio de Melo Sene marcou sua vida acadêmica por características notáveis. Sua preocupação com a formação de seus alunos, desde a graduação até o pós-doutoramento, e a importância que ele sempre demonstrou conferir à criação e manutenção de um ambiente de laboratório com ampla circulação de ideias, propostas e colaboração tinham um propósito claro: permitir o desenvolvimento do potencial de cada um de seus orientandos.Em sala de aula passava seu entusiasmo pela biologia com profundidade e bom humor.

Seu projeto de pesquisa interagiu com sua concepção de laboratório, ambos objetivamente conduzidos sob o conceito de que suas funções são pesquisar e encontrar respostas a perguntas articuladas às mais variadas questões evolutivas, genéticas e ambientais.Seu esforço sempre resultou harmônico e produtivo, naturalmente confluindo com seus numerosos trabalhos de campo, viajando para coleta de amostras de populações naturais de espécies de Drosophila, seu modelo biológico, em ambientes abertos da América do Sul, onde obtinha os dados necessários para estudo, pesquisa e ensino. Era um naturalista.

Como colega na universidade, possuía imensa generosidade intelectual, sempre disposto a ouvir seus interlocutores e aberto a novas ideias. Possivelmente, a marca de sua passagem pela academia pode ser resumida pela sua perspectiva: as paisagens que enxergava eram vastas como as ciências biológicas.

Um resumo de seu currículo: graduado em História Natural (1966), Mestre (1970), Doutor (1973) e LivreDocente (1981), todos em Genética, pela Universidade de São Paulo - USP. Fez Pós-doutorado na University of Hawaii (1976) e na University of Arizona (1988). Foi Professor Titular da USP e membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e recebeu o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico do Ministério de Ciência e Tecnologia. Foi Professor Emérito do CNPq. Foi Editor-chefe de 2002 a 2005 e, posteriormente, editor associado da revista Genetics and Molecular Biology da Sociedade Brasileira de Genética.

Agradecimentos à Profa. Dra. Maura Helena Manfrin pela autoria e disponibilização do texto.