Universidade-Escola: uma parceria na revitalização do laboratório de Química da E.E. Otoniel Mota

Ocorreu esta semana, no dia 23 de abril de 2023, a reinauguração do laboratório de Química da E. E. Otoniel Mota, recebendo o nome da Professora Andrea Cristina Esteves Hakime. O projeto de revitalização teve início dentro de uma das atividades do Programa de Residência Pedagógica do núcleo de Química da USP de Ribeirão Preto, com a participação de 15 residentes bolsistas  da CAPES e 02 PUB-USP do curso de Licenciatura e bacharelado em Química para o desenvolvimento das atividades, com orientação das docentes do nosso departamento de Química, as Professoras Gláucia Maria da Silva Degrève e Rogéria Rocha Gonçalves, dos professores da E.E. Otoniel Mota Andrea Cristina Esteves Hakime, Cleber Ferraz Esperança e Leandro de Souza Maciel sob coordenação institucional da Profa. Dra. Karina Soledad Maldonado Molina.

A centenária E.E. Otoniel Mota é um patrimônio cultural de Ribeirão Preto e do Estado de São Paulo, foi o primeiro ginásio do interior e o terceiro do Estado criada por decreto legislativo de 27 de dezembro de 1906 e inaugurada solenemente em 1º de abril de 1907. O projeto arquitetônico de Carlos Rosencranz teve o padrão dos grandes grupos escolares com acréscimo de espaços para biblioteca e laboratório. Para a revitalização do laboratório de Química houve um grande apoio da gestão escolar, direção, professores, coordenadores, bem como da Diretoria de ensino para as várias ações incluindo suporte financeiro para descarte de resíduos, reforma do espaço físico e compra de novos equipamentos de pequeno porte. O planejamento da revitalização, a limpeza de vidrarias e materiais do laboratório, seleção dos reagentes químicos, organização dos armários e espaço físico, catalogação dos itens, além da instalação de equipamentos foi realizada pelos residentes e professores.

O Programa de Residência Pedagógica da CAPES é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Embora já sejam asseguradas no Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura habilidades e competências que permitam que o licenciando realize um ensino de qualidade nas escolas de educação básica, o Programa de Residência propicia um estreitamento do diálogo entre os atores envolvidos no Estágio Curricular, ampliando a qualificação e problematização dos estágios.

Evento enviado por André L. P. Barnabé
Fonte: CoC - Lic. e Bach. em Química