Lançamento do livro: Introdução à técnica de CRISPR

Lançamento do livro "Introdução à técnica de CRISPR" (250 p., Editora da Sociedade Brasileira de Genética, 2016) organizado pelo Prof. Dr. Tiago Campos Pereira, contando com 51 colaboradores de diversas instituições do Brasil e exterior (USP, INCA, UFRGS, UNICAMP, PUC RS, UNESP, Embrapa, UFPE, Rockefeller UniversityUniversity of Copenhagen e outras). A lista de autores inclui também alunos do curso de Ciências Biológicas da FFCLRP USP: Bruno Henrique Garcia  (graduando), a ex-aluna Gabriela Molinari Roberto, além da Profa. Dra. María Sol Brassesco Annichini e Prof. Dr. Tiago Campos Pereira.

O lançamento oficial ocorreu no 62º Congresso Brasileiro de Genética, entre os dias 11 e 14 de setembro de 2016, apresentando um grande volume de vendas na livraria do evento. Trata-se da única obra em português sobre um tópico de fronteira da biologia molecular e celular: a técnica de edição genética denominada CRISPR, protagonista de uma revolução na genética molecular nos últimos anos.
    O livro vislumbra o universo de CRISPR e propicia uma perspectiva especialmente ampla, abordando: introdução; mecanismo básico de ação da técnica; sua versatilidade; aplicações; comparação com outras técnicas de nocauteamento; variantes naturais e artificiais de Cas9 e gRNAs; formas de obtenção de Cas9 e gRNAs; controles experimentais; ensaios moleculares para confirmação da edição genética; efeito mosaico; métodos para o uso de CRISPR em diversos modelos (bactérias, leveduras, fungos, plantas, animais e células humanas); otimizações da técnica; questões éticas, legais, ambientais, de pioneirismo e além. Adicionalmente, o livro conta com uma prefácio especial por um dos pioneiros em CRISPR, o Prof. Luciano Marraffini, da Rockefeller University.

Esta obra é o terceiro volume de uma série chamada “Introdução a ...”, organizada pelo Prof. Dr. Tiago Campos Pereira, que objetiva apresentar de maneira clara as técnicas e os tópicos recentes da genética e da biologia molecular aos alunos e aos pesquisadores brasileiros. O primeiro volume - "Introdução à técnica de Interferência por RNA - RNAi" (161 p. Ed. da SBG 2013) e "Introdução ao mundo dos microRNAs" (342 p. Ed. da SBG 2015) (vide imagem anexada) - têm sido muito elogiada pelos membros da comunidade científica, com disponibilidade na livraria virtual da Sociedade Brasileira de Genética.
       O Prof. Tiago pretende elaborar uma obra abrangente sobre um tema tão recente e importante, uma nova rede de colaboradores foi nucleada neste terceiro volume ao longo de sete meses, para que ele fosse amplo (12 capítulos), igualmente didático (aprox. 50 figuras), com diferentes pontos de vista (51 colaboradores), visando proporcionar ao leitor um texto estruturalmente organizado, coeso, extensivo e de fácil leitura.

O livro está disponível pela Livraria Virtual da Sociedade Brasileira de Genética livrariasbg@sbg.org.br.