Palestra com Palestrante: Prof. Dra. Susan G. Amara, 25julho2017, 14h, anfiteatro da FDRP USP

• Anfiteatro da FDRP USP

Convite

O Prof. Dr. Wagner Ferreira dos Santos, Professor Associado do Departamento de Biologia – FFCLRP USP, convida para a palestra

Neurotransmitter transporters and the cellular mechanisms of amphetamines: a presynaptic perspective

Palestrante: Prof. Dra. Susan G. Amara, Director of the Division of Intramural Research Programs, NIMH, NIH, USA., que estará visitando o laboratório do Prof. Wagner de 24 a 26/7/2017.

Data/local: 25.07.2017, 14h: 00 h. Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, SP.

Anfitriões: Prof. Dr. Wagner Ferreira dos Santos e Dr. José Luiz Liberato (Biologia), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Programa de Pós- Graduação em Psicobiologia (wagnerf@usp.br ; jll@usp.br ).

Atualmente, a Dr. Susan G. Amara é a diretora científica do Programa de Pesquisa Intramural do Instituto Nacional de Saúde Mental, do Nacional Institute of Health (NIH). Ela é membro da Academia Nacional de Ciências (2004), membro do AAAS (2007) e ex-presidente da Society for Neuroscience (2011).

O laboratório da Dra. Amara estuda o impacto de drogas psicoestimulantes e antidepressivas nas propriedades de sinalização, fisiologia e regulação aguda dos transportadores de aminas biogênicas. Seu grupo também aborda a estrutura, função e fisiologia dos transportadores de L-glutamato. Este trabalho demonstrou que os transportadores podem servir de funções duplas como transportadores e como canais iônicos de substratos, revelando mecanismos adicionais pelos quais os transportadores regulam a excitabilidade neuronal. O laboratório do Dr. Amara continua a investigar a Regulação da função transportadora e tráfego de anfetaminas; 2. Relações estrutura-função em transportadores de aminoácidos excitatórios (EAATs); 3. Modulação de transportadores de dopamina (DAT) por GPCRs; 4. Análise genética e funcional de receptores de aminas.

Informações:

Prof. Dr. Wagner Ferreira dos Santos wagnerf@usp.br

Dr. José Luiz Liberato (Pós-Doutorando do Departamento de Biologia) jll@usp.br

Departamento de Biologia - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – DB FFCLRP USP
Avenida dos Bandeirantes, 3900 - Sala 5 - Bloco 2 - 14040-901 - Ribeirão Preto - SP
Fone: (16) 3315-4356
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Evento enviado por Prof. Dr. Wagner Ferreira dos Santos
Fonte: Prof. Dr. Wagner Ferreira dos Santos