Workshop - Imigração italiana da região de Ribeirão Preto - SP - Franco Taviani

• -
  • (a definir)

A Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo, docente do DEDIC FFCLRP USP convida para o workshop a respeito da imigração italiana na região de Ribeirão Preto-SP

Em parceira com o Instituto Feira do Livro de Ribeirão Preto, a Fundação de Apoio às Ciências: Humanas, Exatas e Naturais – FAC, a Profa. Cecília Casini (FFLCH - USP), a Casa de Cultura Rogério Cardoso de Mococa, o Cauim Cine Clube e Franco Taviani (diretor de cinema italiano) programamos um workshop a respeito da imigração italiana em nossa região.  Franco Taviani tem interesse de ampliar a sua pesquisa sobre a imigração italiana, no país, para realização de filme para TV Italiana, o que justifica o foco em nossa região.

O importante evento acontece graças ao apoio do Instituto Feira do Livro e Casa de Cultura Rogério Cardoso de Mococa,

Programação:

Natureza do curso: palestra e prática

Público Alvo: Interessados em Geral, Graduandos e Pós-graduandos.

Objetivo: Divulgar a docu-ficção italiana sobre emigração e colher material para um futuro documentário a ser feito no Brasil.

Programa: Workshop dirigido a todos aqueles que se interessam ao fenômeno da imigração italiana (e não semente esta), com uma atenção aos jovens que estudam antropologia, sociologia, ciências políticas e econômicas, história e literatura e, principalmente, aos estudantes de cinema, que estarão diretamente envolvidos na realização do evento.

Haverá a projeção de dois filmes-documentários de Franco Taviani sobre a imigração, seguidos de um aprofundamento e discussão dessas duas obras. O wokshop propõe investigar a temática através de entrevistas de imigrantes italianos e/ou descendentes, que serão realizadas durante o evento. O material produzido fará parte do novo projeto de Franco Taviani para um documentário ou um docu-ficção sobre a imigração no Brasil, cujos conteúdos e estruturas serão objeto de discussão durante o evento.

Datas:

24/10: Cine CAUIM e Palace Hotel (2:30  horas) Ribeirão Preto

14:00 Apresentação do workshop e aula inaugural, de Franco Taviani

15:00-16:30: Início do workshop: Qual filme sobre a imigração italiana?

Loca: Hotel Palace

Noite: horário a definir – projeção de filme  (a definir)

25/10: Cine CAUIM e (5 horas) Ribeirão Preto

10:30-12:15: Apresentação e Projeção da docu-ficção Forse Dio è malato, de Franco Taviani.

12:15-13:00: Debate sobre o filme.

13:00-14:00: Intervalo.

14:00-16:00: Continuação do workshop e discussão das entrevistas filmadas.

26/10: Na cidade de Mococa, em locais a serem definidos (6 horas).

Vagas: Máximo: 50 alunos.  Mínimo: 05 alunos.

Mediação:

Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo da FFLCLRP/USP.

Instituto Feira do Livro

Casa de Cultura Rogério Cardoso de Mococa

Fundação de Apoio às Ciências: Humanas, Exatas e Naturais

Informações:

Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo

Departamento de Educação, Informação e Comunicação – DEDIC - FFCLRP USP

silesan@usp.br

Biografia: clique na seta abaixo

Evento enviado por Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo
Fonte: Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo