LATEAM - Laboratório de Teoria e Análise Musical

Responsável
Prof. Dr. Rodolfo Coelho de Souza

Introdução

O Laboratório de Teoria e Análise Musical (LATEAM) do Departamento de Música da FFCLRP-USP realiza pesquisas relacionadas às disciplinas de Teoria e Análise Musical (Forma Musical, Harmonia, Contraponto, Forma e Orquestração) estudadas na graduação e na pós-graduação. Os tópicos estudados abrangem uma grande variedade de problemas com a característica fundamental de estarem voltados ao conhecimento da música brasileira, seja a contemporânea, seja a do século XIX.

Linhas de Pesquisa

  • Teoria e Análise da Música Brasileira do Século XIX ao Contemporâneo
  • Processos de Criação Musical na Música Brasileira Contemporânea


Pesquisadores vinculados

Equipe de pesquisadores: Rita de Cássia Domingues dos Santos, Lara Eloisa dos Santos Oliveira, Giovanna Coelho de Pina Finarde, Caroline Bucater Galves, Rafael Fajiolli de Oliveira, Riane Benedini Curi, Vitor Alves Giovannitti, Juliano Lima Lucas, Cássia Carracoza Bomfim, Regis Rossi Alvez Faria, Juliano Oliveira, Charles Klippel Neimog.

Projetos de Pesquisa do LATEAM


Inteligência Artificial para a Harmonização de Melodias Tonais

Descrição: Utilização da teoria de Cadeias de Markov para a geração automática de harmonizações de melodias tonais.
Integrante: Lara Eloisa dos Santos Oliveira, Giovanna Coelho de Pina Finarde, Caroline Bucater Galves

Tópicos da Música Minimalista e Eletroacústica Brasileira

Descrição: Estudo da música minimalista do Grupo Música Nova dos anos 1980-90, especialmente da obra de Gilberto Mendes, Rodolfo Coelho de Souza e autores americanos e europeus que influenciaram essa corrente e estudo das diferenças entre as obras eletroacústicas brasileiras e estrangeiras.
Integrante: Rita de Cássia Domingues dos Santos, Lara Eloisa dos Santos Oliveira, Giovanna Coelho de Pina Finarde, Rafael Fajiolli de Oliveira, Riane Benedini Curi, Cássia Carracoza Bomfim, Regis Rossi Alvez Faria, Juliano Oliveira e Charles Klippel Neimog.

Forma e Significação na Música Brasileira dos séculos XIX e XX

Descrição: Estudo da música da transição do século XIX para XX, especialmente de Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos, e da música dodecafônica dos compositores do Movimento Música Viva, especialmente Cláudio Santoro
Integrante: Rita de Cássia Domingues dos Santos, Lara Eloisa dos Santos Oliveira, Vitor Alves Giovannitti, Juliano Lima Lucas, Juliano Oliveira.

Contato e localização

Laboratório de Teoria e Análise Musical (LATEAM)
Departamento de Música da FFCLRP-USP
Rua Maria M. C. Teles, s/n
Ribeirão Preto, SP
CEP: 14.040-900
Tel: 55 (16) 3315-9062