Jose Roberto Drugowich de Felicio

Professor Titular

Área de Pesquisa

Motivado pelo crescente interesse em compreender sistemas fora do equilíbrio, tenho trabalhado em colaboração com colegas e alunos em modelos de física estatística que possam ter alguma aplicação à biologia. Dentro desse interesse maior, inserem-se diversas linhas que estão sendo desenvolvidas simultaneamente:

Estudo de transições de fase por meio de simulações de Monte Carlo em tempos curtos - Aqui o objetivo é evitar o longo tempo de correlação característico das simulações desenvolvidas nas vizinhanças da temperatura crítica. Trabalha-se então com amostras que ainda não atingiram o equilíbrio térmico (ou estados estacionários no caso de modelos com irreversibilidade). Os principais produtos desse tipo de investigação são os expoentes críticos dinâmicos (z e ?) usualmente difíceis de calcular por outros métodos.

Autômatos celulares biologicamente motivados - Nessa linha procura-se entender, com simulações e cálculos aproximados, o comportamento coletivo de entidades que obedecem regras de evolução ditadas por algum tipo de situação real. Dinâmica de populações e propagação de doenças são exemplos de situações analisadas.

Zeros exatos da função de partição para modelos bidimensionais - Utilizando a densidade de estados para sistemas finitos, obtida com a matriz de transferência, são calculados os zeros da função de partição e com eles as propriedades universais da transição de fase.

Principais produções

Universality and scaling study of the critical behavior of the two-dimensional Blume-Capel model in short-time dynamics
Mixed initial conditions to estimate the dynamic critical exponent in short-time Monte Carlo simulation
Hamiltonian studies of the Blume-Emery-Griffiths model