Nota de Pesar - Prof. Dr. Marco Antonio de Castro Figueiredo

Descrição

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Dr. Marco Antonio de Castro Figueiredo, Professor Titular aposentado do Departamento de Psicologia desta FFCLRP USP, ocorrido no dia 31/01/2022.
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, em especial o Departamento de Psicologia, em nome de nossa comunidade, apresenta condolências aos familiares  e amigos.

A família informou que não haverá velório.

"Graduado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo, em 1973, realizou o Mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos em 1980. Fez seu Doutorado em 1986,no Instituto de Psicologia da USP, na área de Psicologia Experimental. Fez Livre Docência em 1994 junto ao Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP USP, na área de Atuação em Instiuições de Saúde. Desde agosto de 2006, é Professor Titular pela Universidade de São Paulo. Pesquisador nível 1-C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2006-2014). Coordena, desde 1998, o Grupo de Pesquisa sobre Aspectos Psicossociais do Trabalho em Saúde, Indústria e Educação. Tem sido, ainda, colaborador ad hoc da FAPESP desde 1986. Docente junto ao Departamento de Psicologia da FFCLRP USP, desde agosto de 1976 vem coordenando atividades de extensão junto ao Programa de Atendimento Psicossocial à Aids em diversas Instituições, como o Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1994-2005). Coordena ainda projetos de pesquisa, extensão e graduação em psicologia e atenção primária, junto a Núcleos de Estratégia de Saúde da Família no município de Altinópolis, Estado de São Paulo. Foi credenciado junto aos Programas de Pós Graduação em Educação da UFSCar (até 1992) e Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1992 a 1998). Desde 1993 atua no Programa de Pós Graduação em Psicologia de FFCLRP USP. Ao longo de 38 anos de atividades acadêmicas junto ao (hoje) Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Ao longo de sua carreira, tem buscado conjugar a investigação científica à extensão comunitária visando criar na formação do aluno uma postura ativa e voltada à saúde na coletividade. (Fonte: Currículo Lattes)"

Evento enviado por Renê Achcar
Fonte: Eucia Beatriz Lopes Petean