Aluna da USP Ribeirão ganha prêmio Jovem Neurocientista 2018

Matéria completa: http://ribeirao.usp.br/?p=18429

A graduanda Ana Carolina Medeiros (foto), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, foi a vencedora do prêmio Jovem Neurocientista 2018, da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC).

Ana Carolina apresentou trabalho de iniciação científica sobre componentes centrais e mecanismos da dor crônica do tipo neuropática, além de aspectos cognitivos e emocionais que ficam prejudicadas em quadros crônicos da dor, que é realizado no Laboratório Dor & Emoções da  Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP com orientação do professor Renato Leonardo de Freitas e colaboração dos professores Wagner Ferreira da FFCLRP e Norberto Cysne Coimbra da FMRP e Pedro Ismael do Instituto Butantan.

A pesquisa tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e, segundo o orientador, evidencia a ação da Migalina, uma acilpoliamina sintetizada a partir da hemolinfa de aranha, substância cedida pelo Instituto Butatan, como possível agente analgésico. “A pesquisa também busca entender os atenuadores dos prejuízos emocionais decorrentes de quadros crônicos de dor, através dos estudos com ratos Wistar. Propomos que os efeitos da Migalina se utilizam dos receptores glutamatérgicos do tipo NMDA.Também mostramos que o córtex pré-frontal medial é uma região envolvida na elaboração de comorbidades entre dor crônica e outras desordens psiquiátricas, como a depressão”, comenta o orientador..

O Prêmio Jovem Neurocientista busca valorizar os jovens talentos acadêmicos, premiando os três melhores trabalhos apresentados por estudantes de iniciação científica nas reuniões anuais da SBNeC. O prêmio para Ana Carolina foi entregue durante o último Congresso da SBNeC em agosto.

Por: Rosemeire Soares Talamone (com informações da PRP)

Fonte: Serviço Comunicação Social – Campus Ribeirão Preto