Carlos Alberto Garofalo

Professor Sênior

Área de Pesquisa

Comportamento de nidificação e estrutura social dos Euglossini (Hymenoptera, Apidae):
Os Euglossini contém cinco gêneros, Eulaema, Euglossa e Eufriesea, de vida livre, e Aglae e Exaerete, cleptoparasitas. O interesse em estudar os Euglossini é justificado pelo fato deles serem os únicos entre as abelhas com corbícula que não apresentam espécies ditas verdadeiramente eussociais. Trabalhos realizados nesse laboratório com Eulaema nigrita, Euglossa annectans, cordata, fimbriata e townsendi, aliado às informações existentes na literatura sobre outras espécies, permitem afirmar que do ponto de vista da evolução do comportamento social as espécies de Euglossa são as mais promissoras no sentido de proporcionar novas abordagens sobre as origens da socialidade nas abelhas e vespas.
Comunidades de abelhas e vespas solitárias em fragmentos de matas do Estado de São Paulo: Esses estudos têm como objetivo conhecer a composição das comunidades de abelhas e vespas solitárias, que nidificam em cavidades preexistentes, em fragmentos de matas ainda existentes no Estado de São Paulo. Além das informações sobre as espécies presentes, a utilização de ninhos-armadilha nesses trabalhos permite também a obtenção de informações sobre a abundância das espécies, épocas de nidificação, recursos utilizados na construção dos ninhos e como alimento para os imaturos, os inimigos naturais, etc.

Principais produções

Pollination services at risk: Bee habitats will decrease owing to climate change in Brazil
Diversidade e sazonalidade de machos de Euglossini (Hymenoptera, Apidae) e preferências por iscas-odores em um fragmento de floresta no sudeste do Brasil
Comunidades de machos de Euglossini (Hymenoptera: Apidae) em matas semidecíduas do nordeste do estado de São Paulo