O Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE - https://sites.usp.br/lapsape) aglutina alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado e recebe alunos em estágio doutoral e Pós-Doutorado.
Orienta o fazer do laboratório o ideário que define a Psicologia Ambiental, composto, entre outros princípios, pela necessária interdisciplinaridade para a compreensão dos processos implicados na relação pessoa-meio e pela articulação teoria e prática. O diálogo com outras áreas é empreendido como exigência para a resposta transdisciplinar às problemáticas ambientais complexas na atualidade. As demandas socioambientais, por sua vez, são o propulsor para a elaboração das pesquisas, para a produção do conhecimento e para o cumprimento da função social do grupo na Universidade.
No entendimento da vinculação espaço-temporal dos sujeitos, os processos psicossociais analisados e que geram as perguntas de pesquisa são vistos sempre como constituídos nas e pelas dinâmicas globais em tensão com as localidades, produzindo homogeneidades e ao mesmo tempo singularidades nos sujeitos, nos grupos territorializados e nas relações entre eles.
Os processos são investigados considerando seus condicionantes vinculados a diferentes escalas ambientais e as problemáticas de pesquisa são abordadas de modo a compreender, na dinâmica socioambiental que as circunscreve: a construção da identidade dos sujeitos espacializados; os afetos, a cognição e as ações em relação aos espaços de vida; o papel dos sujeitos na produção do lugar e do espaço material e simbólico e destes na constituição dos sujeitos; as diferenciações geracionais nas vivências de processos socioambientais; a construção de alternativas críticas às formas hegemônicas de vida na atualidade e, consequentemente, a participação sociopolítica e as práticas de sustentabilidade. Os projetos distribuem-se em dois eixos de pesquisa: Eixo1. Subjetividade, educação e infância em Ambientes Rurais (Seiterra); Eixo 2. Apropriação do espaço e constituição dos sujeitos na cidade (ApropriaCidade).
A particularidade da perspectiva do LAPSAPE está na incorporação, à problemática socioambiental, das contribuições da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação. As práticas educativas, institucionais ou não formais e comunitárias, são concebidas como dinâmicas de (re)produção das práticas sociais e, de modo ampliado, como instrumentos de afirmação ou recriação sociocultural das relações sujeito-ambiente em um determinado espaço. Esse olhar permite uma abordagem diferenciada e geracional na investigação da relação dos sujeitos com o espaço. Nesse processo, as relações de idade e de dominação etárias são consideradas como constituidoras das vivências sujeito-ambiente. Este trajeto do grupo construiu as bases para uma inserção na Psicologia Socioambiental que procura articular seus referentes com aqueles da perspectiva histórico-cultural, particularmente da vertente vigotskiana.

Contato

O LAPSAPE está sediado na Sala 27 do Bloco 3, do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP.
Telefone: 55-16-3315-3659
Email: apsoares.silva@usp.br

Links associados:
Página do LAPSAPE: https://sites.usp.br/lapsape)
Currículo Lattes da Profa. Dra. Ana Paula Soares da Silva, coordenadora do LAPSAPE:https://lattes.cnpq.br/9207972960390849
Página pessoal Profa. Dra. Ana Paula Soares da Silva: https://social.stoa.usp.br/apssilva

Endereço:
Departamento de Psicologia
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Universidade de São Paulo
Sala 27 – Bloco 3
Avenida Bandeirantes, 3900, CEP: 14040-901 – Ribeirão Preto – SP – Brasil