Descrição

A Direção da FFCLRP, empenhada em proporcionar maior suporte aos docentes e a execução de seus projetos de pesquisa com aporte de recursos, realizou um diagnóstico desta situação na Unidade, e elencou três pontos importantes que nortearam decisões posteriores:

  • o volume de projetos de pesquisa outorgados pelas agências de fomento á pesquisa aos docentes e pesquisadores desta FFCLRP USP;

  • a possibilidade de otimização de procedimentos para o gasto dos recursos oriundos de tais projetos, de forma a se obter maior economia para todos no final de seu gasto, possibilitando a melhor utilização e aplicação dos recursos;

  • o treinamento realizado pelos servidores desta FFCLRP na FAPESP, no final de 2012, para o gerenciamento de projetos, de modo a melhor auxiliar e assessorar os docentes e pesquisadores;

A partir desta constatação, por iniciativa da Direção e por ocasião da Reserva Técnica Institucional da FAPESP, foi iniciado em 2013 um projeto piloto, integrando a gestão financeira dos recursos com a participação de servidores das áreas de compras, financeira e contabilidade da Administração da Unidade, além de alguns servidores alocados nos Departamentos que passaram por treinamento na FAPESP. Tendo sido constatada a eficiência e benefícios mútuos desta proposta, o Conselho Técnico e Administrativo da Unidade aprovou, em sua 227ª reunião Ordinária, realizada em 03/7/2014, a implantação da primeira etapa deste serviço para a administração e assessoria centralizada dos recursos financeiros oriundos da FAPESP, concedidos aos seus docentes e pesquisadores, e cujo montante individual fosse superior a R$ 100.000,00 (cento mil reais), vigentes a partir de 01/01/2014, com adesão voluntária do pesquisador.
Os objetivos centrais desta iniciativa foram:

  • minimizar o tempo do pesquisador devotado à atividade de gestão financeira;
  • otimizar e melhorar os procedimentos com gastos dos recursos;
  • buscar economia no uso dos recursos por meio de compras centralizadas e de interesse comum e
  • melhorar a eficiência na prestação de contas, minimizando erros de procedimentos.

Em função da impossibilidade da contratação de novos servidores, a efetiva implementação do projeto e a criação do escritório de apoio foram realizadas de forma escalonada e racional e, em 12 de junho de 2015, foi oficialmente instalado o “Escritório de apoio a Projetos FAPESP”.

Para ter o seu projeto administrado pelo escritório, o pesquisador deve encaminhar para o e-mail projetos@listas.ffclrp.usp.br as informações abaixo, bem como atender às diretrizes estabelecidas, as quais encontram-se disponiveis no link: https://sistemas.ffclrp.usp.br/down.php?id=4957&d

  • tipo de projeto (temático, individual, jovem pesquisador, etc.);
  • número do processo FAPESP;
  • coordenador responsável pelo projeto;
  • valor concedido;
  • vigência;
  • planilha de desembolso dos recursos enviada a FAPESP na ocasião da submissão do projeto.

Para a administração dos projetos, as atribuições do Escritório de Apoio são:

  • receber e conferir os orçamentos de acordo com as exigências da Agência de fomento;
  • verificar se os pedidos de compra estão de acordo com a previsão no termo de outorga;
  • verificar a documentação exigida pela agência de fomento para cada tipo de aquisição/contratação;
  • solicitar a liberação do recurso financeiro, a cada pagamento;
  • providenciar o pagamento ao fornecedor;
  • controlar o saldo;
  • elaborar a prestação de contas junto à agência de fomento (mediante fornecimento de senha de acesso aos sistemas corporativos ou indicação como representante);
  • providenciar a incorporação do material permanente ao Patrimônio da unidade;
  • organizar toda a documentação referente à prestação de contas para envio a Agência de fomento.

Contato

Escritório de Apoio a Projetos FAPESP
Responsável: Sandra Mara Barrionuevo de Macedo
Rua Clóvis Vieira, edícula da casa 38 - Campus da USP
Ribeirão Preto - SP - CEP. 14.040-901
Tel: +55 16 3315-8587
E-mail: projetos@listas.ffclrp.usp.br