Lançamento de livro no Congresso Brasileiro de Genética

Foto

 O lançamento oficial do livro "Introdução ao universo dos non-coding RNAs" (219 p., Editora da Sociedade Brasileira de Genética, 2017), organizado pelo Prof. Tiago Campos Pereira (Depto de Biologia, FFCLRP USP) ocorreu no 63º Congresso Brasileiro de Genética, entre os dias 12 e 15 de setembro de 2017. O livro conta com 53 colaboradores de diversas instituições do Brasil e exterior (USP,  UNESP, UFMG, UFSC, UFSCar, UNIFESP, Instituto Biológico, UEM, FIOCRUZ, UFPB, UFRGS,  Rockefeller University, University of HelsinkiUniversity of Missouri e outras). Diversos dos autores são pós-graduandos e docentes da FFCLRP USP.

      Trata-se da única obra em português sobre um tópico emergente na biologia molecular e celular: os non-coding RNAs (ncRNAs - RNAs não codificadores de proteínas), os quais constituem uma rede altamente articulada capaz de mediar e executar diversas funções importantíssimas na célula. 
       Este compêndio apresenta o universo dos ncRNAs de uma maneira objetiva e integradora, abordando para cada classe de ncRNA: o histórico, a biogênese, o mecanismo de ação, o papel biológico, entre outros aspectos (sites e bancos de dados específicos, principais estratégias moleculares e computacionais de estudo, moléculas associadas etc.), para quem deseja iniciar a pesquisa, conhecer e/ou se atualizar sobre esse importante campo da genética. O livro vislumbra diversos non-coding RNAs: circRNAs, lncRNAs, phasiRNAs, eRNAs, siRNAs, miRNAs, lncRNAs, primers de RNA, TERC, gRNAs, snoRNAs, ribozimas, snRNAs, viroides entre muitos outros. 
 
 
      Esta obra é o quarto volume de uma série chamada “Introdução a ...”, organizada pelo Prof. Tiago Pereira, que objetiva apresentar de maneira clara as técnicas e os tópicos recentes da genética e da biologia molecular aos alunos e aos pesquisadores brasileiros. Os primeiros 3 volumes - "Introdução à técnica de Interferência por RNA - RNAi" (161 p. Ed. da SBG 2013), "Introdução ao mundo dos microRNAs" (342 p. Ed. da SBG 2015) e "Introdução à técnica de CRISPR (250 p. Ed. da SBG 2016) (vide imagem anexada) - têm sido muito bem recebidos pelos membros da comunidade científica, com disponibilidade na livraria virtual da Sociedade Brasileira de Genética. 
       Pretendendo elaborar uma obra abrangente sobre um tema tão recente e importante, uma nova rede de colaboradores foi nucleada neste quarto volume ao longo de seis meses, para que ele fosse amplo (36 seções), igualmente didático (inúmeras figuras e tabelas comparativas), com diferentes pontos de vista (53 colaboradores), visando proporcionar ao leitor um texto estruturalmente organizado, coeso, extensivo e de fácil leitura.
 
 
 
 
       O livro está disponível pela Livraria Virtual da Sociedade Brasileira de Genética por R$ 40 (frete já incluso para todo Brasil; https://www.sbg.org.br/pt-br/livraria-sbg/catalogo). 


Fonte: Prof. Dr. Tiago Campos Pereira