Professores e discentes da FFCLRP USP lançam livro no 61º Congresso Brasileiro de Genética com imenso sucesso

Foi lançado no 61º Congresso Brasileiro de Genética (CBG), entre os dias 08 e 11 de setembro de 2015, o livro intitulado: "Introdução ao mundo dos microRNAs" (342 p., Editora CUBO/SBG 2015) organizado pelo Prof. Dr. Tiago Campos Pereira do Depto. de Biologia, FFCLRP USP contando com 58 colaboradores de diversas instituições de todo Brasil (USP, UNICAMP, UFRJ, FIOCRUZ, UFRGS, UFSCar, UFF, UNESP, UFV, Embrapa e LNCC). A lista de autores inclui também alunos do curso de Ciências Biológicas da FFCLRP USP: Gabriel José de Carli (graduando) e os ex-alunos Felipe Martelli Soares da Silva, Flávia Cristina de Paula Freitas, Gustavo Borges, Natália Helena Hernandes além da Profa. Dra. Zilá Luz Paulino Simões e Prof. Dr. Tiago Campos Pereira.
    O lançamento oficial contou com sessões de autógrafos no 61º CBG e foi um imenso sucesso: "Os livros simplesmente não paravam na estante", comenta o Prof. Tiago C. Pereira. "A literatura científica brasileira precisava desse livro", comenta o Prof. Dr. Fábio Tebaldi S. Nogueira, da ESALQ USP e colaborador do livro.
    Trata-se da única obra em português sobre um tópico de fronteira da biologia molecular, celular e genética: os microRNAs. O livro contempla o mundo dos miRNAs de uma maneira abrangente, atualizada, clara e didática, abordando: o histórico, a evolução de genes de miRNAs, a biogênese e degradação, as regras de nomenclatura, os mecanismos de ação, as ferramentas moleculares e computacionais para o estudo de miRNAs (clonagem, análise de expressão, identificação de transcritos-alvo, de sítios de clivagem, validação de alvos e predição de miRNAs em genomas), as estratégias para superexpressão de miRNAs (miméticos, sintéticos e artificiais), a depleção de miRNAs (antimiRs, esponjas artificiais de miRNAs, knockouts), os miRNAs circulantes, os miRNAs virais, os papéis de miRNAs em plantas, animais e humanos, as implicações patológicas de sua desregulação, as esponjas naturais de miRNAs, os peptídeos codificados por pri-miRNAs etc.
      Esta obra é o segundo volume de uma série chamada “Introdução a ...”, organizada pelo Prof. Dr. Tiago Campos Pereira, que objetiva apresentar de maneira clara as técnicas e os tópicos recentes da genética e da biologia molecular aos alunos e aos pesquisadores brasileiros. O primeiro volume - Introdução à técnica de Interferência por RNA - RNAi (161 p. Editora CUBO/SBG 2013) - tem sido um grande sucesso, com disponibilidade na livraria virtual da Sociedade Brasileira de Genética. Visando produzir uma obra ainda melhor, um grande esforço foi aplicado neste segundo volume ao longo de dois anos, para que ele fosse ainda mais abrangente (17 capítulos), mais didático (57 figuras), com diferentes pontos de vista (58 colaboradores), buscando proporcionar ao leitor um texto estruturalmente organizado, simples, moderno e de fácil leitura. "A recepção ao livro no congresso foi excelente" comenta o Prof. Tiago C. Pereira.
       O livro está disponível pela Livraria Virtual da Sociedade Brasileira de Genética por R$ 50 (livrariasbg@sbg.org.br).