Seminários Conjuntos dos Programas de Pós-Graduação - Café com Ciência

Foto

Prezados colegas,
 
É com grande satisfação que anunciamos o início das atividades  em 2015 dos Seminários Conjuntos dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Comparada e Entomologia, com apoio do Departamento de Biologia desta unidade.

 
Apesar de jovem, a iniciativa dos seminários em nosso departamento tem se firmado como uma atividade que permitiu encontros semanais regulares de pesquisadores de diversas áreas para discussões científicas. Desde agosto de 2013, foram 52 seminários e mesas-redondas que contribuíram para o fortalecimento dos laços entre laboratórios do Departamento de Biologia e de de fora; aumento do conhecimento sobre as linhas de pesquisa desenvolvidos no DB; realização de discussões científicas de alto nível e promoção da ciência sendo desenvolvida no Departamento e em nossos programas de Pós-Graduação! O formato dos seminários será mantido essencialmente o mesmo em 2015, com os encontros ocorrendo às 16:15hs na entrada do Anfiteatro André Jacquemin para um café, seguido pela palestra e discussão pontualmente às 16:30hs. Os eventos ocorrerão regularmente às quartas-feiras, exceto em circunstâncias excepcionais que requeiram uma alteração de agenda. A divulgação será realizada pelo website do evento ( http://1cafecomciencia.blogspot.com.br/ ), assim como por emails lembretes no início da semana de cada seminário.

 
O sucesso desta iniciativa depende, em grande medida, do envolvimento da comunidade acadêmica do nosso departamento. Convidamos os laboratórios do DB para figurarem como anfitriões de seminários, sejam eles os chamados "anfitriões acadêmicos" ou "anfitriões sociais". Os primeiros são aqueles que convidam palestrantes, sugerem alunos ou pesquisadores de pós-doutorado que tenham uma pesquisa interessante que possa ser compartilhada, ou indicam nomes de pesquisadores que visitam os laboratórios e participam de bancas. Neste sentido, gostaríamos de solicitar aos orientadores dos Programas que, sempre que possível, coordenem visitas aos seus laboratórios coincidindo com quartas-feiras, e encaminhem as datas e contatos dos visitantes à equipe organizadora, para que eles possam realizar o convite formal para participação como palestrante. Ao longo do ano, haverá também apresentações de docentes do nosso departamento convidados para compartilharem resultados de seus grupos de pesquisa e visões de ciência. Os anfitriões sociais são aqueles que complementam nossa atividade com quitutes de abertura e tornam Cafés com Ciência ainda mais atraentes! Os interessados em serem anfitrões acadêmicos ou sociais podem entrar em contato com qualquer membro da equipe organizadora, pois ainda há vagas em ambos os casos!
 
Cordialmente,

 
Tiana Kohlsdorf: tiana@usp.br
Larissa Elias: larissagelias@yahoo.com
Mateus Lopes: lopesm4383@gmail.com
Eduardo Almeida: eduardo@ffclrp.usp.br