Premiação de trabalho da FFCLRP – USP pelo Instituto INNOVARE

Premiação de trabalho da FFCLRP USP pelo Instituto INNOVARE

Na sua 10ª edição, o Prêmio Innovare lançou o Concurso de Monografias, com o tema "A JUSTIÇA DO SÉCULO XXI", destinado a estimular a participação de um público mais amplo que aquele que concorre nas categorias tradicionais do Prêmio (estritamente profissionais do Direito), no sentido de abarcar propostas de profissionais de outras áreas de conhecimento, com competência de sugerir ideias para uma Justiça melhor. Dentro dessa proposição, o trabalho intitulado "JUSTIÇA JUVENIL: A APLICAÇÃO E A EXECUÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS PELOS PARÂMETROS DO MODELO RISCO-NECESSIDADE-RESPONSIVIDADE", de autoria da Profa. Dra. Marina Rezende Bazon, juntamente com Maria Cristina Maruschi (psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da FFCLRP-USP) foi escolhido, em meio a 109 trabalhos, e homenageado pelo Instituto INNOVARE em cerimônia oficial, realizada em 28 de novembro de 2013, no Supremo Tribunal Federal (STF).

O Prêmio Innovare é uma das premiações mais respeitadas da Justiça Brasileira. Assim, deve-se ressaltar que é a primeira vez na história do Prêmio que um trabalho de Psicologia é escolhido e homenageado, porque se considerou que o conteúdo consiste em uma contribuição válida para o aprimoramento da Justiça no Brasil, tendo atendido ao requisito de possuir natureza prática, apontando soluções para dificuldades (problemas) enfrentadas pela Justiça, no caso específico do trabalho supracitado, pela Justiça Juvenil, sugerindo modos concretos para seu aperfeiçoamento.

A Comissão Julgadora, para a tomada de decisão, considerou a relevância do trabalho, a utilidade, a profundidade da análise, a adequação metodológica, a coerência, a clareza na exposição das ideias e a coesão textual.

Evento enviado por Renê Abrão Achcar
Fonte: Profa. Dra. Marina Rezende Bazon