2º Ciclo de Palestras
A Percussão e suas Modalidades
"A Percussão e suas Modalidades"

Evento: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Coordenação: Profª Drª Eliana Guglielmetti Sulpício



Palestras

Professor Dr. Carlos Stasi

Compositor-intérprete de mais de cem obras para percussão, é professor da Universidade Estadual Paulista – Unesp, desde 1987 e em 2013 assumiu a direção do Curso de Percussão e do Grupo de Percussão (PIAP) desta universidade. Realizou o mestrado no Instituto de Artes da California (CalArts), onde também lecionou. É PhD pela Universidade de Natal em Durban, África do Sul.

Tema da palestra: Estudos e técnicas de execução para percussão: uma abordagem filosófica.

Local: Sala de Percussão do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

Data: 7 de novembro de 2013.

Horário: 14h.

Professor Leonardo Bertolini Labrada

Primeiro aluno de Mestrado em percussão da Unesp, se graduou em percussão na Unesp com bolsa da FAPESP na área de Análise Musical com orientação de Flô Menezes. Atualmente é Co-diretor do Grupo Piap, com quem participou da Turnê Norte-Americana de 2010. É integrante do duo de percussão Mesa pra Dois e tem atuado em diversos grupos sinfônicos e camerísticos.

Tema da palestra: O Vibrafone: possibilidades e categorias de exploração tímbricas.

Local: Sala de Percussão do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

Data: 28 de novembro de 2013.

Horário: 14h.

Professor Rafael Y Castro e Professor Julio Cesar Barro

Rafael Y Castro divide a sua carreira entre a atuação artística e o ensino musical. É Bacharel em Percussão pela UNESP, tocou no Grupo de Percussão PIAP e com diversos artistas, dentre eles: Jamelão, Alcione, Noca da Portela, Wilson Moreira, Maria Bethânia e Toninho Horta. Atualmente é percussionista do Tryo, toca no Espetáculo Samba Suor Brasileiro de José Possi Neto, é músico (cachê) da Orquestra Jazz Sinfônica e Coordenador de Percussão do Projeto Guri.

Júlio Barro trabalhou com muitos artistas do cenário nacional e internacional, dentre eles: Yoko Ono, Thaíde, Tobias do Vai-Vai, Alessandro Penezzi, Arismar do Espírito Santo, Velha Guarda da Portela, Germano Mathias, Bezerra da Silva e Demônios da Garoa. Atualmente é Coordenador do Curso de Percussão do IBVF, Supervisor Técnico do Projeto Guri e toca com Toni Tornado.

Tema da palestra: Os instrumentos do samba e suas peculiaridades técnicas e timbrísticas em composições para duo de percussão.

Local: Sala de Percussão do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

Data: 5 de dezembro de 2013.

Horário: 14h.

Informações

Fones: (16) 3315-3169 ou (16) 3315-0744.

Voltar


Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto  •  Rua Maria M. C. Teles, s/n  •  CEP 14040-900  •  Ribeirão Preto-SP
Fones: +55 (16) 3315-0744  •  +55 (16) 3315-3169  •  Fax: +55 (16) 3315-4821  •  E-mail: musica@ffclrp.usp.br