Prof. Dr. André Luís Micheletti (professor doutor)
Sobre

Natural de Piracicaba, o Prof. Dr. André Luís Giovanini Micheletti tem duplo doutorado pela Indiana University em violoncelo e violoncelo barroco sob a orientação de Helga Winold, Nigel North e Stanley Ritchie, tendo aulas particulares e master classes com Janos Starker. Foi bolsista da CAPES-Fulbright em seus doutorados. É mestre em Violoncelo e Pedagogia do violoncelo pela Northwestern University em Chicago, sob orientação de Hans Jörgen Jensen e Bacharel em violoncelo pela UNICAMP, sob orientação de Antonio Lauro del Claro.

Foi diretor artístico e pedagógico do Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (2011 e 2012). Foi professor na escola da Columbus Indiana Philharmonic Orchestra e da Unicamp, além de coordenador pedagógico e professor de violoncelo do projeto “Cidadão Musical” na cidade de Paulínia (2010 a 2012).

André Micheletti também foi concertino da Columbus Indiana Philharmonic Orchestra, concertino da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e primeiro violoncelo da Camerata Fukuda e da Orquestra de Câmara da UNESP.

Como solista, fez a primeira audição do Concerto para violoncelo e orquestra de Edimundo Vilani Côrtes e apresentou-se frente à Orquestra Sinfônica de Heliópolis (Baccarelli), Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de Belém (Pará), Orquestra Experimental de Repertório, Camerata Fukuda, Orquestra de Câmera da UNESP, Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, North Shore Chamber Orchestra (EUA), Bach Gamut Ensemble (EUA) e USP-Filarmônica, entre outras.

Como recitalista e camerista, André Micheletti tem atuado no Brasil, Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Canadá. Com instrumento de época (violoncelo barroco), foi finalista do Concours Etoile-Galaxy, de Montreal com o Trio Vetruviani e semifinalista da competição “À Tre”, em Trössingen, Alemanha.

Primeiro colocado e melhor intérprete de Música Brasileira nos Concursos Estímulo aos Jovens Solistas do Brasil e no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, além de vencedor do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório.

Em 2009 foi vencedor do Concurso de Música da Espanha e América Latina,  promovido pela Embaixada da Espanha nos Estados Unidos e pelo Centro de Música Latino-Americana da Indiana University, com o Trio Micheletti.

André Micheletti foi professor de violoncelo no Instituto Baccarelli, na Faculdade Cantareira, na Escola Municipal de Música, em São Paulo, e no Conservatório de Tatuí. Foi coordenador pedagógico e professor do Instituto Fukuda. Em 2012, assumiu a presidência da Associação Amigos Mahle.

Desde 2015 é professor de violoncelo e música de câmara do Departamento de Música da FFCLRP-USP.


Voltar


Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto  •  Rua Maria M. C. Teles, s/n  •  CEP 14040-900  •  Ribeirão Preto-SP
Fones: +55 (16) 3315-0744  •  +55 (16) 3315-3169  •  Fax: +55 (16) 3315-4821  •  E-mail: musica@ffclrp.usp.br