LAPECIPEM - Laboratório de pesquisas em Composição, Interpretação, Performance e Educação Musical
Responsável

Profª Drª Silvia Berg.


Introdução

O Laboratório de pesquisas em Composição, Interpretação, Performance e Educação Musical (LAPECIPEM) tem como foco pesquisas na fusão de Theoria, Criação e Praxis Musical, suas inter-relações com as áreas da Educação Musical e intersecções interdisciplinares.


Pesquisa

• Desenvolver conceitos, metodologias, materiais e composições para o aprimoramento do conhecimento da voz referente à escrita e suas intersecções com as práxis musicais solistas e corais da voz infantil, infanto-juvenil e adulta e suas intersecções com a escrita instrumental.

• Desenvolver conceitos, metodologias, materiais e composições para o aprimoramento do conhecimento da composição contemporânea e suas intersecções com as práxis musicais e a Educação Musical.


Projetos de Pesquisa do LAPECIPEM

• A canção brasileira - Acervo Edmar Ferretti

Dentre os acervos doados recentemente, o NAP-CIPEM recebeu todo o acervo pessoal da renomada soprano Edmar Ferretti. A catalogação do Acervo Edmar ainda está em andamento. Uma das partes desse acervo, a de Canção Brasileira, revelou a existência até a presente data, de 293 partituras que vão desde Músicas Coloniais até Musicas do Repertório do Século XX-XXI. Destaca-se uma quantidade de Modinhas e Lundus raríssimos (34 peças encontradas e catalogadas). Nota-se uma quantidade representativa de peças Manuscritas e não editadas até o presente momento (muitas dedicadas à própria intérprete), totalizando em 23 peças e séries, muitas destas ainda desconhecidas, pois grande quantidade das partituras se encontra na forma de manuscritos originais. Na primeira fase do projeto, o de Higienização Documental, Catalogação e Sistematização de Partituras, contamos com os seguintes integrantes: Vitor Francisco dos Santos (Bolsa PIBIC), Rejane Galdino (CID), Jéssica Rocha Martins, Talita Cristina Gonçalves e dois bolsistas Bolsa Cultura e Extensão que integrarão a equipe a partir de Agosto com Cristiano Vilarinho e Gabriela Menezes.


• O Teatro-Musical de Gilberto Mendes - Em busca de uma linguagem composicional

Fernando de Oliveira Magre (mestrando) Bolsa FAPESP.


Extensão

Participação programada em Congressos, Simpósios e Encontros: Bornekorakademiet (Copenhagen, Dinamarca – 1 a 10.6.15 participação em Workshops e pesquisas sobre a Voz Infantil e Infanto-Juvenil), PERFORMA 15 - Encontros de Investigação em Performance, em Aveiro, Portugal 11 a 13.6.15. XXV Congresso da ANPPOM - Universidade Federal do Espírito Santo de 17 a 22 .8.2015. Participação em Comunicação Oral com dois artigos aprovados (Mestrandos Fernando de Oliveira Magre e Daniela Amaral).ISPS International Symposium on Performance Science – Kyoto de 2 a 5 de Setembro de 2015. Participação com dois trabalhos.

Concertos: concertos e apresentações com grupos vocais de câmera, Oficina Experimental da Voz e oficina Experimental de Instrumentos com projetos de estudo vinculados às áreas de Percepção Musical, Criação, Composição e Performance.


Contato e localização

Laboratório de pesquisas em Composição, Interpretação, Performance e Educação Musical (LAPECIPEM)

Departamento de Música da FFCLRP-USP
Rua Maria M. C. Teles, s/n
Ribeirão Preto, SP
CEP: 14.040-901
Tel: 55 (16) 3315-9061


Voltar


Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto  •  Rua Maria M. C. Teles, s/n  •  CEP 14040-900  •  Ribeirão Preto-SP
Fones: +55 (16) 3315-0744  •  +55 (16) 3315-3169  •  Fax: +55 (16) 3315-4821  •  E-mail: musica@ffclrp.usp.br