Código do Curso: 59110
Modalidade: Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios
Reconhecimento: Renovado pela Portaria CEE/GP 506 de 18.12.2014, publicado no DOE de 19.12.2014
Departamento: Computação e Matemática
Coordenador: Américo López Gálvez

Projeto Pedagógico

http://sistemas.ffclrp.usp.br/down.php?id=139&d

Formação Básica

O curso de Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios é um curso diurno que oferece 45 vagas e tem duração de 4 anos. O curso abrange as principais disciplinas básicas e essenciais de matemática (incluindo probabilidade e estatística), computação, economia, contabilidade e administração. A estrutura curricular do curso permite que desde o primeiro ano os alunos tenham um contato contínuo e gradativo com disciplinas dessas áreas.

Perfil do Curso

Este curso contribui para suprir uma lacuna importante no que diz respeito à formação de profissionais que tenham domínio matemático e sejam capazes de desenvolver ferramentas e técnicas de gestão adequadas à modelagem de problemas em finanças e logística, relacionados à administração pública e empresarial, atendendo as demandas regionais e nacionais. O egresso deste curso deverá ter sólida formação de conteúdos Matemáticos, incluindo Probabilidade e Estatística, formação básica nos fundamentos das áreas de Economia, Administração e Contabilidade e familiaridade com o uso de técnicas computacionais para modelagem e resolução de problemas nessas áreas de aplicação.

O curso possui quatro grandes linhas de atuação descritas a seguir.

Mercados financeiros: bancos comerciais e de investimentos; bolsas de valores, de mercadorias e de futuros; fundos de crédito e de poupança e seguradoras;

Planejamento regional e políticas fiscais: órgãos públicos municipais, estaduais e federais - Secretarias de Planejamento Comércio, Fazenda, Energia, Transporte, Saneamento, Educação, Turismo, Cultura, Comércio Internacional: Exportação, Importação e Transporte Internacional, etc;

Auditoria e consultoria;

Universidades: graduação e pós-graduação.

Esse curso aplica o rigor científico da Matemática aos problemas das áreas humanas voltados para a Economia, Administração e Contabilidade. É seu propósito desenvolver ou aperfeiçoar as aptidões de otimizador em seus profissionais, que estarão preparados para prever não apenas cenários futuros, mas uma variedade de cenários alternativos com suas correspondentes linhas de ação em nível governamental ou empresarial. Assim, este profissional poderá contribuir para o bom desenvolvimento e enriquecimento das áreas citadas acima.

O curso estrutura-se a partir de disciplinas das áreas de Matemática, Estatística, Computação, Economia, Administração e Contabilidade, complementadas por um estágio obrigatório.

Para atingir seus objetivos, o curso procura estabelecer ligações entre as diversas áreas, de forma articulada e integrada, mostrando como os fenômenos econômicos podem ser investigados teórica e empiricamente com instrumentos e conceitos matemáticos e estatísticos. Ao final, o aluno deve ser capaz de realizar análises através de técnicas de modelagem aprendidas e propor, baseado na representação formal, soluções para problemas, as quais visem contribuir tanto em nível macroeconômico quanto em nível microeconômico.

O curso de Matemática Aplicada a Negócios requer do aluno aptidão para ciências exatas combinada com interesse por processos econômicos, administrativos e contábeis e suas problemáticas, inerentes às empresas e instituições, públicas ou privadas.

Grade Curricular

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=59&codcur=59110&codhab=1&tipo=N