Código do Curso: 59030
Modalidade: Psicólogo
Reconhecimento: Portaria CEE/GP 233, de 03.05.2022
Departamento: Psicologia
Coordenador(a): Sylvia Domingos Barrera

Projeto Pedagógico

https://sistemas.ffclrp.usp.br/down.php?id=3564&d

Tabela de Equivalências

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Perfil do Curso

O curso de Psicologia da FFCLRP tem a proposta de formar psicólogos e psicólogas generalistas, com forte embasamento nas áreas básicas, aplicadas e em pesquisa, capazes de atuar em diferentes campos profissionais, de forma criativa e autônoma, com contribuições para o avanço do conhecimento e engajamento em práticas socialmente relevantes, comprometidas com a transformação social, de acordo com preceitos éticos, mantendo atitude reflexiva acerca dos conhecimentos e práticas produzidos pela Psicologia, bem como da realidade que o cerca.

Os diferentes Centros de Investigação, Laboratórios e/ou Grupos de Pesquisa do Departamento de Psicologia são responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisas associadamente ao ensino e às atividades de extensão universitária. Estes laboratórios contemplam uma grande diversidade de áreas da Psicologia e garantem o intercâmbio institucional com grupos de excelência de outras universidades e/ou centros de pesquisa no país e no exterior, o que tem contribuído significativamente com a formação dos alunos e alunas do curso, criando uma cultura de educação continuada e constante aprimoramento profissional. 

 

O Curso: estrutura e organização curricular

O curso de Psicologia oferece 40 vagas em período integral e conta com duas habilitações: Psicólogo e Bacharelado em Psicologia. A carga horária mínima exigida para estas habilitações está distribuída: a) entre Núcleo Comum e Partes Diversificadas (Ênfases), b) entre disciplinas obrigatórias e optativas eletivas e c) entre Estágios Básicos e Estágios Específicos.

Para a obtenção da habilitação Psicólogo/Psicóloga, o/a discente deverá cursar 4.500 horas em disciplinas, distribuídas ao longo dos 10 semestres do curso. Nesta formação, além das disciplinas exigidas para o Bacharelado, o/a aluno/a deve cursar disciplinas voltadas diretamente à formação para o exercício profissional em Psicologia.

O Núcleo Comum, responsável por oferecer a formação básica em Psicologia, aglutina um conjunto de disciplinas com o objetivo de garantir o conhecimento de várias perspectivas teóricas e metodológicas no estudo dos fenômenos psicológicos e de suas múltiplas interfaces com as Ciências Sociais e Biológicas.  

As Partes Diversificadas ou Ênfases viabilizam o aprofundamento teórico e prático em áreas específicas, mediante a organização de um conjunto de disciplinas e de estágios supervisionados específicos, distribuídos nas Ênfases Processos e Práticas Psicossociais, e Processos Clínicos e Atenção em Saúde.

A ênfase Processos e Práticas Psicossociais compõe-se de disciplinas que focalizam os conhecimentos teóricos, práticos e ético-políticos, da Psicologia e de áreas fronteiriças – necessários para a análise de processos e dinâmicas relacionais e institucionais, comunitárias e organizacionais – que se articulam na produção e constituição das subjetividades.

A ênfase Processos Clínicos e Atenção em Saúde compõe-se de disciplinas em que são desenvolvidos os conhecimentos teóricos, práticos e éticos necessários para atuação do psicólogo em processos diagnósticos, aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, com respeito à diversidade de enquadres teóricos, visando o atendimento de demandas de natureza psicológica apresentadas por indivíduos, famílias, grupos e instituições, em diferentes contextos.

A carga horária mínima obrigatória de estágios é de 735 horas, subdivididas entre estágios básicos (210 horas) e específicos (de ênfase – 525 horas). Os Estágios Básicos (em Investigação Científica, Observação e Entrevista) são obrigatórios e visam trabalhar competências e habilidades fundamentais na formação do psicólogo e da psicóloga e estão alocados do 2º ao 4º semestre do curso. Os Estágios Específicos são oferecidos de modo articulado às habilidades e competências que definem cada uma das ênfases e possuem natureza eletiva, são ofertados no formato de disciplinas-estágio com carga horária variada e iniciam-se no 5º semestre do curso.

O Departamento conta com um órgão que exerce a função de gerenciar grande parte dos estágios supervisionados, o Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada - CPA.  A estrutura física do CPA é composta por três diferentes espaços que compreendem salas para atendimento clínico em diferentes modalidades, assim como salas para supervisões e reuniões clínicas. Do ponto de vista de sua função, este Centro dá sustentação administrativa e operacional às atividades de estágio, que são desenvolvidas tanto na própria instituição (Serviço Escola), com em diversas instituições conveniadas (hospitais gerais e psiquiátricos, Centros de Saúde, Serviços de Saúde Mental, Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Diretoria Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Organizações governamentais e não governamentais, Instituições penitenciárias, Unidades de atendimento a adolescentes infratores, Organizações Comunitárias, Movimentos Sociais e Sindicais, Empresas, entre outros.

A inserção em diferentes campos de estágio e o desenvolvimento de atividades de extensão constituem-se nos principais instrumentos para a visibilidade do curso de Psicologia na região. Por este motivo, muitos docentes e laboratórios, por iniciativa própria ou por demanda da comunidade, desenvolvem atividades, com participação dos discentes, em diferentes instituições públicas e privadas, organizações e movimentos sociais.

O curso contempla ainda uma estrutura formalmente diferenciada voltada à formação em pesquisa - o programa de Formação Especial em Pesquisa – composto por cinco disciplinas relacionadas às etapas da realização de uma pesquisa científica, culminando com a defesa da Monografia de Conclusão de Curso. A maioria dos alunos e das alunas trabalha com bolsas de iniciação científica oferecida pelos órgãos de fomento a pesquisas (FAPESP, CNPq, PIBIc).

Um amplo leque de possibilidades de participação em atividades de formação extracurricular é garantido pelas entidades estudantis, entre as quais destacamos: a) O Centro Estudantil da Psicologia (CEP), entidade representativa dos alunos e das alunas do curso que, através de eventos como a Semana da Psicologia e minicursos, busca aproximação a temáticas e áreas da Psicologia que não são comumente abordadas na grade curricular; b) A Irhis - Consultoria Júnior em Psicologia, que pertence ao Movimento Empresa Júnior, cuja missão é formar líderes comprometidos e capazes de transformar as suas realidades; a Irhis busca criar oportunidades que aproximam do mercado de trabalho, como por exemplo a realização de projetos comerciais na área de gestão de pessoas para clientes; c) A Liga de Psicologia e Políticas Públicas (LIPPPS), associação estudantil da FFCLRP-USP, com sede na cidade de Ribeirão Preto e atuação em território nacional, que busca promover reflexão, problematização e aproximação teórica e prática entre a Psicologia e o campo das Políticas Públicas (PP); e d) O Jornal Nise da Silveira, um jornal comunitário e colaborativo, que busca a participação de toda a comunidade da USP-RP para a construção do conteúdo publicado, com o objetivo de transmissão de informações, expressão artística, incentivo à leitura, promoção de reflexões, troca de ideias e um olhar para questões humanas e contemporâneas.

Grade Curricular

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=59&codcur=59031&codhab=100&tipo=N

Grade Curricular Antiga

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=59&codcur=59030&codhab=400&tipo=V