Código do Curso: 59030
Modalidade: Bacharelado em Psicologia
Reconhecimento: Portaria CEE/GP 087/16 de 30.03.2016, republicado no DOE de 07.05.2016
Departamento: Psicologia
Coordenador: Andréia Schmidt

Projeto Pedagógico

http://sistemas.ffclrp.usp.br/down.php?id=135&d

Formação Básica

O curso de Psicologia desta Faculdade oferece 40 vagas, em período integral, com o mínimo de 8 semestres de duração, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura e 10 semestres para a formação de Psicólogo.

O Bacharelado abrange as disciplinas básicas, preparando para a persquisa e a pós-graduação. A Licenciatura abrange, além das dísciplinas básicas, as pedagógicas, formando professores.

Com relação aos créditos e carga horária, a Licenciatura engloba o Bacharelado, num total mínimo de 3.240 horas, entre disciplinas obrigatórias e optativas (mínimo de 1.395 horas), totalizando 4 anos de formação.

O Currículo mínimo, estabelecido pelo parecer nº 403/62 de 19 de dezembro de 1962, do Conselho Federal de Educação estabelece, como obrigatórias para o Bacharelado e a Licenciatura, as seguintes disciplinas:

Fisiologia
Estatística
Psicologia Geral e Experimental
Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia da Personalidade
Psicologia Social e Psicopatologia Geral
Nesta Faculdade, essas disciplinas são de duração semestral. Além destas, são obrigatórias:

Complementos de Matemática
Introdução às Ciências Sociais
Neuroanatomia e Neurofisiologia (no lugar de Fisiologia)
História da Filosofia
História da Psicologia
Biologia
Metodologia Científica em Psicologia
Antropologia Cultural
Teorias e Sistemas
Sociologia
Psicometria e Distúrbios Emocionais e Comportamentais: Infância e Adolescência
O Curso de Licenciatura, nesta Faculdade, oferece as seguintes disciplinas obrigatórias:

Psicologia Educacional I e II
Didática
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
Teorias e Modelos de Ensino e Prática de Ensino
Para a Formação de Psicólogo, com a duração de 5 anos, exige-se, no mínimo, o cumprimento de 4.050 horas em disciplinas, fora Prática Esportiva e EPB I e II. Além dessas exige-se o cumprimento de 500 horas de estágios supervisionados, compreendidos como atividade prática (intervenção) em situação real, sob supervisão. Além dessas, mais três disciplinas dentre as seguintes:

Psicologia do Excepcional
Dinâmica de Grupo e Relações Humanas
Pedagogia Terapêutica
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
Teorias e Técnicas Psicoterápicas
Seleção e Orientação Profissional e Psicologia da Indústria
* Nesta Faculdade, não é oferecida "Pedagogia Terapêutica", porém, é oferecida "Técnicas Projetivas em Psicologia Clínica".

Há optativas que, geralmente, complementam as básicas relacionadas à Psicologia Geral e Experimental, Social, do Desenvolvimento e da Personahdade. Existem também disciplinas relacionadas às áreas: cognitiva, de distúrbios psicológicos, de psicomotricidade, de investigação da personalidade, clínica (abordagem psicanalítica e centrada na pessoa) e industrial.

A Faculdade oferece a oportunidade do aluno cumprir as 500 horas de estágios durante o curso, sob a supervisão dos próprios docentes, através do Centro de Psicologia Aplicada ou através de disciplinas-estágio obrigatórias e optativas, nas três grandes áreas, ou seja, clínica, organizacional e escolar. Normalmente têm sido estas as disciplinas:

Psicologia Criminal
Técnicas de Entrevista
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
Técnicas de Exame Psicológico
Atuação do Psicólogo em Instituições Educacionais
Saúde Mental e Trabalho
Triagem para Atendimento Psicológico
Fundamentos Teóricos e Metodológicos na Aquisição da Escrita na Idade Adulta
A Criança na Instituição
Atuação do Psicólogo em Instituições de Atendimento Básico à Saúde
Avaliação Psicomotora
Técnicas de Avaliação do Desenvolvimento
Orientação Profissional
Ludoterapia Individual de Orientação Psicanalítica
Psicoterapia de Orientação Psicanalítica e Psicodiagnóstico
Além das 500 horas mínimas, o aluno pode estagiar fora da Faculdade, sob supervisão de outros profissionais.

Para o exercício da profissão, exige-se o registro no Conselho Regional, em cuja jurisdição esteja situado o local de atuação do psicólogo.

Perfil do Curso

O objetivo básico do bacharelado em Psicologia é desenvolver competências e habilidades necessárias para a realização de pesquisa básica e aplicada em Psicologia. As fundamentações teóricas e experimentais são ministradas nas diferentes disciplinas envolvendo processos psicológicos básicos necessários para a pesquisa interdisciplinar.

* estuda o comportamento e mecanismo mental dos seres humanos, realiza pesquisas sobre os problemas psicológicos que se colocam no terreno da medicina, da educação e da indústria e recomenda o tratamento adequado

* projeta e realiza experimentos e estudos em seres humanos para determinar suas características mentais e físicas

* analisa a influência de fatores hereditários, ambientais e outros mais na configuração mental e comportamental dos indivíduos

* faz diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos emocionais e da personalidade, assim como dos problemas de inadaptação ao meio social e de trabalho

* cria e aplica testes psicológicos para determinar a inteligência, aptidões, atitudes e outras características pessoais, interpretando os dados obtidos e fazendo as recomendações pertinentes

Dentre as principais áreas de atuação do Psicólogo, pode-se citar: clínica, escolar, organizacional, social, política, jurídica, artes plásticas, publicidade, marketing e propaganda.

As funções e tarefas profissionais do Psicólogo podem ser desempenhadas em instituições privadas ou governamentais, no âmbito da saúde, educação, reeducação, trabalho, justiça e comunidades. Desenvolvem-se em hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios (de profissionais liberais), creches, escolas e associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, juizados de menores e de famílía, penitenciárias, associações profissionais e esportivas, clínicas especializadas, núcleos rurais etc.

Com relação à área clínica, o profissional formado pela FFCLRP está habilitado a atuar na área da saúde e efetuar diagnóstico psicológico; prescrever e realizar psicoterapias em diferentes abordagens; realizar atendimento familiar para orientação ou acompanhamento psicológico; participar da elaboração de programas de pesquisa sobre a saúde mental da população; participar da elaboração de programas de treinamento em saúde mental, em instituições como creches, associações, instituições de menores etc; colaborar em equipe multiprofissional no planejamento das políticas de saúde; realizar pesquisas visando à construção e ampliação do conhecimento teórico e aplicado, no campo da saúde.

Na área organizacional ou do trabalho, o profissional pode atuar no recrutamento e na seleção de pessoal; elaborar, executar e avaliar, em equipe multiprofissional programas de treinamento e de formação de pessoal, com vista ao desenvolvimento dos recursos humanos; participar no processo de avaliação do trabalho visando subsidiar decisões na área de pessoal; elaborar programas e atividades na área de segurança do trabalho bem como programas educacionais, culturais, recreativos e de higiene mental, visando assegurar a preservação da saúde do trabalhador; participar no desenvolvimento de ações destinadas a otimizar relações e condições de trabalho, no sentido da maior produtividade e da realização pessoal de indivíduos e grupos, ergonomia e assessoramento para formulação e implementação da política de recursos humanos.

Na área escolar, o profissional pode atuar junto à Educação formal e informal, participando da elaboração de planos referentes o sistema educacional; colaborar com os educadores, fornecendo-lhes conhecimentos de Psicologia, úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis; desenvolver trabalhos com educadores, pais e alunos, buscando, explicitar e superar entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes; elaborar e executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor/aluno, em situações escolares específicas, visando implementar metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.

Este profissional pode também dedicar-se ao ensino do 2º grau e, a nível superior, além do ensino, desenvolver pesquisas em Universidades públicas e particulares. As atividades de pesquisa visam, fundamentalmente, produzir conhecimento teórico e prático relevante para a compreensão de aspectos da vida de seres humanos e de outros animais.

Pode-se dizer que esta profissão está em expansão, havendo oportunidades de atuação não só em clínicas particulares, como em instituições de saúde, empresas e escolas, havendo uma tendência de atuação dírigida às necessidades populares, bem como uma luta para inserção deste profissional nas escolas públicas e nas equipes de saúde mental, objetivando um trabalho multidisciplinar.

Grade Curricular

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=59&codcur=59030&codhab=100&tipo=N