Nome oficialBacharelado em Informática Biomédica
Código91011
Modalidade
ReconhecimentoRenovado pela Portaria CEE/GP 69/15 de 24.02.2015, publicado no DOE de 25.02.2015
DepartamentoComputação e Matemática
CoordenadorLuiz Otávio Murta Junior

Projeto Político Pedagógico do Curso

Link de acesso ao Projeto

Perfil do Curso

O curso de Bacharelado em Informática Biomédica é um curso de graduação interunidades oferecido conjuntamente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, através do seu Departamento de Física e Matemática e pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Este é um curso pioneiro que formará profissionais com sólidos conhecimentos em Ciências de Computação, como formação predominante, que se completará com uma formação adicional em Biociências e Saúde.

A grade curricular resgata o ciclo propedêutico com uma formação conceitual em Ciências Exatas e Biológicas nos dois primeiros anos e uma formação específica em três grandes áreas que representam os campos de maior evidência nessa conjunção de conhecimento. São estas as áreas de formação específica:

* Bioinformática, * Processamento de imagens e sinais e * Gerenciamento de registros clínicos e de Saúde Pública.

A Bioinformática já é um exemplo de convergência dessas duas áreas do conhecimento. Embora tenha detido destaque a partir dos últimos esforços para decifrar o genoma humano, seu escopo é muito mais amplo e envolve abordagens de expressão gênica, modelagem de moléculas e estudo de vias metabólicas.

Quanto à área de Processamento de Imagens e Sinais, pode-se afirmar que foi o progresso obtido na Física e na Computação (software e hardware) que possibilitou o aparecimento de novas metodologias que auxiliam o diagnóstico médico. Exemplos disso são as imagens por ressonância magnética nuclear (RMN) e as imagens tomográficas por raios X.

Finalmente, a terceira área de atuação (Gerenciamento de registros clínicos e de Saúde Pública) compreende a obtenção e o tratamento da informação em modo digital. Em especial, esta área estuda modelos, metodologia e ferramentas adequadas ao tratamento de uma expressiva quantidade de dados a fim de agilizar processos administrativos e gerar informações que direcionem investimentos e ações que proporcionem melhoria de qualidade de vida e atendimento em saúde.

Conforme já mencionado acima, este curso multidisciplinar requer do aluno aptidões para Ciências Exatas aliadas a um grande interesse por Biologia Geral e Humana. Logo, as disciplinas estão direcionadas a atender estas duas grandes áreas. Serão trabalhadas neste curso disciplinas nas seguintes áreas:

* Matemática: Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Estatística; * Computação: Algoritmos, Banco de Dados, Engenharia de Software, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Inteligência Artificial, entre outras; * Biologia: Anatomia, Biologia Celular, Genética, Patologia e Fisiologia; * Saúde Pública: Demografia, Geoepidemiologia, Nosologia, entre outras; * Processamento e gerenciamento de imagens médicas.


Mais Informações


Grade Curricular do curso

Voltar | Subir ao Topo |

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Av. Bandeirantes, 3900 - CEP 14040-901 - Bairro Monte Alegre - Ribeirão Preto - SP -Brasil

Tel. 55(16) 3315-3670 | Fax. 55(16) 3315-9101 | E-mail: diretoria@ffclrp.usp.br | ffclrp@usp.br