Redução de danos e uso de drogas: o que acontece nas festas?

• FFCLRP - Anfiteatro Lucien Lison - Bloco 16

A Redução de Danos é um dos modo de abordar o fenômeno do uso e abuso de substâncias psicoativas. Pode ser entendida a partir de um conjunto de estratégias em saúde e políticas públicas que visam minimizar os riscos e danos associados a esses diferentes usos. Desse modo, objetiva a garantia do respeito e autonomia daqueles que não querem ou não conseguem ficar abstinentes.

A atuação de equipe de Redução de Danos em contexto de festa tem crescido muito nos últimos anos. No Brasil, o Coletivo Balance foi o primeiro projeto a atuar em festas, mas especificamente, na cena de música eletrônica. Esse tipo de trabalho se faz necessário uma vez que temos vivenciado a criação de novas drogas, feitas em laboratórios clandestinos, além de ser observado que muitos usuários tem poucas informações relevantes sobre o que estão ingerindo e sobre estratégias eficazes de autocuidado.

O uso de drogas entre universitários se torna importante na medida em que essa é uma fase da vida em que ocorre um consumo mais intenso de drogas. E por isso, ocorre uma maior probabilidade de problemas associados a esse uso.

Objetivos do workshop:

- Promover a reflexão sobre o consumo de drogas
- Apresentar o histórico da Redução de Danos em contexto de festa
- Incitar a discussão sobre a interface da RD em contexto de festa junto a comunidade acadêmica

O palestrante João Mauricio é graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e mestrando em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Atua como redutor de Danos no Projeto Respire Redução de Danos desde 2013 e tem experiência na área clínica e social.

O evento é gratuito, não há necessidade de inscrição prévia e os certificados serão emitidos no local.

Promoção:
- LePsis - Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade - FFCLRP - USP
- Coletivo Respire

Informações: