I CONGRESSO IBERO AMERICANO NÓS PROPOMOS! Geografia, Educação e Cidadania

• Universidade de Lisboa, Portugal

I CONGRESSO IBERO AMERICANO NÓS PROPOMOS! Geografia, Educação e Cidadania

O I Congresso Iberoamericano Nós Propomos: Geografia, Educação e Cidadania vai decorrer de 7 a 12 de setembro de 2018 no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Com este Congresso, pretende-se consolidar a rede daqueles, professores e investigadores e alunos e colaboradores que, no espaço iberoamericano, têm construído o Projeto Nós Propomos!, surgido em Portugal e entretanto difundido por Espanha, Brasil e, mais recentemente, Colômbia e Moçambique. Este Projeto, enquadrado nos objetivos do GEOFORO-Foro Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade, aposta na construção de uma escola comprometida com a comunidade e com a educação para a cidadania. Adotando uma perspetiva construtivista das aprendizagens, os alunos são desafiados a identificarem problemas socioambientais significativos, a realizarem trabalho de campo sobre os mesmos e a apresentarem, finalmente, propostas de intervenção sobre os mesmos.

A difusão do Projeto Nós Propomos! demonstra ser possível inovar uma escola ainda amarrada à identificação nacionalista e às práticas memorísticas tradicionais que presidiram à institucionalização dos sistemas de ensino no século XIX. O Congresso ajudará a aprofundar a reflexão teórica sobre os desafios colocados ao Projeto Nós Propomos! nos vários quadrantes.

Contudo, o Congresso não se esgota no Projeto Nós Propomos! Ele abre-se à participação de todos aqueles que, na produção geográfica e educativa, têm a ação cidadã como grande referente teórico e metodológico. São, assim, bem-vindos contributos que valorizem uma atuação comprometida socialmente sobre o território e/ou na escola.

Na sua organização, o Congresso possui algumas originalidades. A primeira, é o apelo à participação dos alunos que fazem o Congresso, eventualmente em colaboração com os seus professores, ao encontro da vocação basista do Congresso. Por outro lado, tendo presente que o Congresso mobiliza muitos atores que, pela primeira vez, se deslocam a Portugal, ele vai compreender uma viagem (opcional) por Portugal, onde se contactarão com alunos e professores que intervêm localmente no Projeto e será encerrado no dia no dia 12 de setembro, também com uma conferência de balanço.

Os custos de inscrição pretendem responder apenas às despesas associadas ao evento, sendo a inscrição dos alunos gratuita.

O I Congresso Iberoamericano Nós Propomos: Geografia, Educação e Cidadania abre-se à vossa participação cidadã! Bem-vindo ao Congresso!

Informações detalhadas podem ser encontradas nos seguintes sites:

Evento enviado por Rita de Cassia Ribeiro
Fonte: Andrea Coelho Lastória