CICLO DE ESTUDOS – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA 28/06/2017- 14h

• Anfiteatro do bloco das Exatas - sala 11 - térreo

DIA : 28/06/2017
HORÁRIO: 14 horas
LOCAL: Sala 11 Bloco Didático das Exatas do Departamento de Química da FFCLRP/USP – ANFITEATRO

“Título: ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE EQUILÍBRIO QUÍMICO EM SOLUÇÕES AQUOSAS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA .”

Me. Renata Bernardo Araújo
Pós-Graduando deste Programa

Resumo: O conhecimento químico é classificado em três níveis1,2, sendo estes o nível fenomenológico referente aos fenômenos que podem ser reproduzidos ou visualizados; o nível sub-microscópico que compreende a dimensão teórica dos conhecimentos químicos, envolvendo explicações baseadas em termos abstratos como átomo, molécula, íon, pH, teoria ácido-base, entre outros; e o nível representacional que expressa os conteúdos químicos de natureza simbólica, tais como, as fórmulas e equações químicas. Autores relatam as dificuldades de ensino-aprendizagem de equilíbrio químico, sendo este considerado um dos tópicos mais difíceis no currículo de química3, 4 devido à abstração necessária para compreender principalmente o nível sub-microscópico. Raviolo e Aznar4 realizaram uma revisão de literatura sobre as concepções alternativas dos estudantes do ensino médio e superior em relação ao equilíbrio químico. Entre as concepções, estes autores destacaram que os alunos não diferenciam um sistema que está em equilíbrio de um sistema que não está em equilíbrio; expressam as equações químicas de forma inadequada, sendo assim, não compreendem o nível sub-microscópico de uma reação química e aplicam o princípio de Le Chatelier em situações inadequadas. Estas considerações são abordadas à luz da noção de obstáculo epistemológico proposta por Bachelard5.  Considerando os aportes teóricos citados, este seminário tem como objetivo apresentar e discutir resultados parciais do projeto de doutorado sobre a aprendizagem de conceitos de equilíbrio químico em soluções aquosas, por meio de atividades em seqüência de ensino.

Referências:
1- Jonhstone, A. H. Chemical education reseach in Glasgow in perspective . Chemistry Education Research and Practice, v.7, n.2, p. 49-63, 2006.
2- Talanquer, V. Macro, Submicro, and Symbolic: The many faces of the chemistry “triplet”'. International Journal of Science Education, v.33, n.2, p. 179- 195, 2011.
3- Tyson, L; Treagust, D. F; Bucat, R. B. The complexity of teaching and learning chemical equilibrium.  Journal of Chemical Education, v.76, n.4, p. 554-558, 1999.
4- Raviolo, A; Aznar, M. M. Una revisión sobre las concepciones alternativas de los estudiantes en relación con el equilibrio químico. Clasificación y síntesis de sugerencias didácticas. Educación Química, v. 14, n. 3, p. 159-165, 2003.
5- Bachelard, G. A formação do espírito científico. 11ª ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

OBS:
- Não será necessária inscrição prévia.Caso seja necessário comprovante de participação, favor solicitar, após o término do evento, ou na secretaria do Departamento de Química, com Lâmia ou através do e-mail dq-pg-quimica@ffclrp.usp.br ou fone (16) 3315-4385.

Evento enviado por Lâmia Melloni Antunes e Silva
Fonte: Programa de Pós-Graduação em Química