Convite para evento internacional - 12 a 15 de setembro - UFT - Palmas - Tocantins

• -
  • Palmas - Tocantins

CONVITE

Convidamos vosso PPGE para participar do II Encontro Internacional sobre Formação Docente a ser realizado na Universidade Federal do Tocantins no período de 12 a 15 de setembro. Solicitamos ampla divulgação entre seus professores e discentes.

Comissão Organizadora
link da página do evento - http://ww2.uft.edu.br/index.php/ii-interfor/apresentacao

Apresentação do evento--

A realização do VII Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (Enforsup) e do II Encontro Internacional sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (Interfor) justifica-se pela continuidade dos debates iniciados em 2008, ano em que foi instituído pela Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior, recebendo plena aceitação pelos participantes de diferentes instituições de ensino superior das regiões envolvidas na Rides.

Dois anos após a realização da primeira edição do encontro internacional, em Brasília (2015), a temática abordada neste II Interfor pretende possibilitar o aprofundamento das discussões sobre o papel dos saberes, do currículo e das práticas pedagógicas na formação docente, tema expressivo na área educacional. Ao eleger essa temática como eixo de discussão, consideramos a necessidade de focarmos em questões mais acadêmicas e, ainda, de estabelecermos uma interlocução sobre a formação docente, o currículo e as práticas pedagógicas no contexto de universidades, centros universitários, institutos federais etc.

Desta forma, o encontro tornará possível o intercâmbio de ideias, conhecimentos, indagações, questionamentos e experiências, favorecendo a produção de respostas e alternativas inovadoras para antigos e crônicos problemas da docência na Educação Básica e Superior. Assim, o VII Enforsup e o II Interfor abrem-se para uma discussão em torno da temática proposta, considerando o contexto das instituições educativas, lócus da formação de professores.

Objetivo Geral

Consolidar mais um espaço de reflexão, socialização e sistematização de experiências de caráter científico, no âmbito da docência na educação básica e superior entre redes e grupos ou núcleos de pesquisa nas três regiões envolvidas na Rides.

Objetivos Específicos

• Socializar os conhecimentos com os demais grupos de pesquisa sobre docência na educação básica e superior no âmbito das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
  • Discutir os conhecimentos resultantes das pesquisas e estudos realizados nos cursos de graduação e pós-graduação em educação.
  • Aprofundar temáticas investigativas no âmbito da educação básica e superior e profissional tecnológica.
  • Articular as redes, os grupos de pesquisas e os programas de pós-graduação em educação das três regiões.
  • Mobilizar pesquisadores, estudiosos, docentes e estudantes e a sociedade em geral a envidar esforços na promoção da educação, justiça social e a construção de uma cultura acadêmica mais igualitária.
  • Refletir sobre as concepções de docência presencial e virtual, no âmbito da educação básica, superior e profissional tecnológica.
Dra. Jocyléia Santana
Coord do Mestrado em Educação