PSICOBIO EM REDE

• Cursos Online

Um grupo de professores e alunos da USP de Ribeirão está oferecendo cursos gratuitos na área de Psicobiologia. A iniciativa, denominada de "PSICOBIO EM REDE", tem o objetivo de promover o acesso ao conhecimento produzido na Universidade por meio de cursos online, referentes às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/SP (USP).

A iniciativa, idealizada e organizado pelos alunos de Mestrado e Doutorado do PPG Psicobiologia, faz parte de um programa de divulgação do PPG Psicobiologia da FFCLRP e é incentivado pela CAPES para os Programas de Pós-Graduação em todo o país. Atualmente são 4 cursos online oferecidos pelo PSICOBIO EM REDE: ‘Genética do Comportamento Humano: conceitos, crenças e consequências’, ‘Psicologia Sensorial: uma aproximação evolutiva à percepção’, ‘Desvendando a Memória: uma introdução aos conceitos e modelos cognitivos’ e ‘ Introdução à Psicologia do Esporte’.

Os cursos foram criados com o intuito de diminuir a dificuldade de acesso a informações de qualidade e com precisão de assuntos ou matérias que são estudados na Universidade. A produção, edição e oferecimento ficam a cargo dos próprios alunos do PPG Psicobiologia com supervisão dos respectivos orientadores. “O que mais me impressiona é que tudo isso surgiu por eu não encontrar informações que eu queria em uma pesquisa simples de alguns termos da minha linha de pesquisa no Google e no YouTube”, comenta a Profa. Mayra Antonelli Ponti, aluna de Doutorado do PPG Psicobiologia e responsável pelo curso de Genética do Comportamento Humano. “A gente fica acomodado, achando que tudo se encontra na internet e percebemos que não”, comenta Mayra.

“Conversando entre a gente, vimos que isso era muito comum com outros pesquisadores e veio a pergunta: se nós aqui dentro da Universidade temos dificuldade de acesso nesses assuntos, o que dirá da população em geral? Temos que mudar esse quadro!”, comentam os alunos David Casilimas, Lívia Valenti e Ricardo Picoli, também alunos de Doutorado do PPG Psicobiologia. “O conteúdo, a forma de exposição, a produção, a edição e as ferramentas que utilizamos foram pensadas para atingir o maior número de pessoas que queiram saber um pouco mais da Psicobiologia e suas implicações no cotidiano”, reiteram os alunos.

Segundo o Prof. Dr. César Alexis Galera, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP-USP, a internet seria a melhor forma de abrir essa porta para a comunidade. “A Universidade já dispunha de uma estrutura técnica que permitiu darmos início a esse projeto. A idéia é que esse projeto seja expandido e que possamos oferecer mais cursos, sempre de forma gratuita”.

A Profa. Dra. Fabiana Maris Versuti do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP, coordenadora do PSICOBIO EM REDE diz que há a necessidade de uma inovação em propostas de ensino e de extensão, principalmente quando se pensa no Ensino Superior. “Essa proposta visa trazer para a comunidade, numa linguagem mais acessível e com uma ferramenta universal – a internet – o conhecimento produzido aqui”.

O projeto é realizado em parceria com o Grupo de Educadores Google (GEG) de Ribeirão Preto/SP. O GEG é uma comunidade de educadores que incentiva o uso de tecnologias digitais dentro e fora de sala de aula. “O principal objetivo do GEG é capacitar educadores de redes de ensino públicas ou privadas que visem a inserção das tecnologias digitais no processo educacional”, diz a Profa. Cristiane Miura, responsável pelo GEG de Ribeirão Preto/SP.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site www.psicobioemrede.com.br e o primeiro curso oferecido será o de Genética do Comportamento Humano e começa em 13 de março.

Evento enviado por Renê Achcar
Fonte: Profª Drª Fabiana Maris Versuti