Múltiplos Sentidos em Martius & Spix

• -
  • (a definir)

Na Sala de Concertos da Tulha, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP-USP), por meio de seus departamentos de Música e Biologia, convida a todos a embarcar nesta extraordinária jornada pelas terras brasileiras do início do século XIX, quando ainda eram parte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Participem desta experiência multissensorial, que tem como guias os jovens sábios Carl Friedrich von Martius e Johann Baptist Ritter von Spix, naturalistas bávaros que documentaram a diversidade biológica, étnica, artística e cultural de um Brasil ainda muito pouco conhecido.

O evento "Múltiplos Sentidos em Martius & Spix" inclui uma exposição sobre a obra e a vida dos naturalistas bávaros que ficará aberta ao público até dia 30 de setembro no espaço da Sala de Concertos da Tulha, das 8 às 18 horas, durante a semana.

A exposição foi aberta na  última segunda,  dia 19 de setembro, com as  palestras  "Sobre Ninfas , Plantas e Pássaros: a contribuição de Martius & Spix para a ciência no Brasil", proferida pelo Prof. Dr. Milton Groppo Júnior ( biólogo botânico do Departamento de Biologia da FFCLRP-USP), a palestra " Martius, Spix e Lachner na Baviera do século XIX", proferida pela Profa. D ra. Dorothea Hofmann (compositora, pianista e musicóloga, cadeira de musicologia na Escola Superior de Música e Teatro de Munique - Alemanha), finalizando com um concerto do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance (NAP-CIPEM), apresentando o lundu e as canções populares brasileiras publicadas em Munique por Martius e Spix em Musikbeilage (Anexo Musical editado provavelmente por Theodor Lachner). Foram apresentadas obras originais de Lachner e também modinhas de seus contemporâneos, entre eles, Neukomm, também europeu, que viveu no Brasil nos tempos de D. João VI, e, ainda obras brasileiras editadas por Eduard Lämmerts no Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX. Contou-se com a presença dos músicos Yuka de Almeida Prado (soprano), Pedro Persone (cravo), Rubens Russomanno Ricciardi (cravo e piano), Gilberto Ceranto Jr. (violino) e José Gustavo Julião de Camargo (viola caipira).

O evento teve a curadoria de docentes e discentes dos Departamentos de Biologia e Música da FFCLRP, recebeu apoio dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Comparada e de Entomologia da FFCLRP-USP, dos Departamentos de Biologia e de Música da FFCLRP-USP, da Comissão de Cultura e Extensão da FFCLRP-USP e divulgação pelo Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de Ribeirão Preto - (GrACEx-RP). Parte dos objetos expostos pertence aos acervos científicos do Departamento de Biologia.

Evento enviado por Gustavo Cardoso Emiliano
Fonte: Comissão de Cultura e Extensão da FFCLRP/USP